SR. Fato | Qual o melhor tamanho para as lapelas no fato?

Lapelas do fato

SR.FATO – Qual o melhor tamanho para as lapelas no fato?

Boas Rapazes! Como sabem as tendências vão alterando com o tempo e navegam dentro de um largo oceano que se chama estilo clássico masculino. De pouco em pouco tempo, notamos que alguns pormenores nos fatos, vão alterando e nem sempre agrada a todos os cavalheiros, mas quem veste pronto-a-vestir, sabe que não tem muita escolha, é a moda que dita o que vestimos. Esta situação leva-me a falar de um dos pormenores que mais altera com o tempo, a largura das lapelas.

As lapelas surgem dos casacos militares, que quando abriam ficavam com tecido caído sobre o peito. Este pequeno detalhe evoluiu para um elemento central na construção de um casaco e hoje é importante que seja um detalhe a ter em conta se queremos ter um fato com a proporção correta para o nosso corpo.

Facilitando a forma como falamos das lapelas, resolvi dividir em 3 categorias, encarem como o nível 1 de lapelas apenas para saberem o básico e o mais importante. Então vamos dividir por finas, normais e largas.

 

Lapelas Finas

Estas são as lapelas que só ficam bem a quem é muito magro e que pela proporção e harmonia do seu tronco precisa de uma lapela a condizer. Lapelas finas são as que estão na “moda” e por vezes caem no ridículo de quase desaparecer dos casacos. É uma lapela muito usada por jovens e que deixa qualquer casaco sem expressão e que nos deixa com um ar “barato”.     Uma lapela fina mede entre 5 a 7 cm, medida muito curta para quem tem um peito mais largo.

 

Lapela Normal

Uma lapela comum, estilo clássico, conservador que não engana ninguém. Esta é aquela lapela que encontram na loja de fatos que estão acostumados a ver nos centros comerciais. Mede entre 8 a quase 9 cm na sua parte mais larga e geralmente é muito equilibrada para qualquer tipo de corpo, daí ser uma medida mais padrão.

 

Lapela Larga

Sempre ouvi dizer que quem usa lapelas largas é que sabe bem o que está a vestir. Não tem propriamente a ver com a harmonia do corpo, porque se formos entrar por aí, estas lapelas só ficam bem a homens muito largos. A questão é que uma lapela larga dá dimensão ao nosso tronco, damos destaque ao nosso pescoço, à nossa camisa e à nossa gravata. Uma lapela larga quando bem construída por um alfaiate, pode dar aquele toque extra que faltava ao vosso estilo. Não é para quem quer, é realmente para quem pode!

Aqui não existem medidas padrão, é confiar na mestria de quem nos faz o nosso casaco. Confesso que sou fã destas lapelas e basta olhar bem para as ilustrações que sabem bem qual o gosto do Sr.Fato. Penso que a inspiração será desde sempre o Paulo Battista, que trabalha as lapelas como ninguém!

 

Para mais dicas assim sigam @senhorfato no Instagram.