CINETENDINHA | SEMANADA NO CINEMA E EM CASA

Numa semana em que é difícil ir ao cinema devido às medidas do Governo para nos afastar da cultura, o Cinetendinha é comedido e pede para irmos ao cinema mas também para ficarmos em casa. Nos cinemas um filme português com sotaque do Porto e em casa uma visita à Londres racista.

 

Red White and Blue, de Steve McQueen (HBO Portugal)

Incluído na série de filmes de Steve McQueen, Small Axe, Red White and Blue é a história de um cientista forense negro que decide ser um dos primeiros agentes policiais numa zona de Londres particularmente racista. Uma história humana sobre dignidade e mudança de mentalidade, filmada pelo cineasta de Fome com um cuidado visual tocante. É também o filme que chega para nos provar o imenso ator que pode ser John Boyega.

 

 

Sério Fernandes – O Mestre da Escola do Porto, de Rui Garrido (nos cinemas)

Arrisca-se a passar ao lado este documentário sobre um cromo do cinema portuense: Sério Fernandes, o mítico realizador de Chico-Fininho e personagem amada da escola de artes ESAP. Rui Garrido, seu aluno, traça um retrato para além dos clichés, mostrando como Sério passou de realizador de publicidade para cineasta livre. Um documentário que prefere estar ao lado da dimensão humana e deixa para segundo plano tudo o resto. Afinal, este “cromo” é um imenso ser humano!