CINETENDINHA | PACK SEMANADA

Um filme no cinema para ver se ao fim-de-semana (ou então bem de manhã) e um doc transcendental para apanhar na Apple Tv +. Rui Pedro Tendinha para não deixarmos o cinema órfão.

 

FIREBALL- VISITANTES DE MUNDOS SOMBRIOS, de Clive Oppenheimer e Werner Herzog (Apple TV+)

Aí está em streaming o tão esperado novo documentário de Werner Herzog, aqui numa espécie de investigação a meias com Clive Oppenheimer, um académico “expert” em meteoritos, sobre poeira cósmica e o sentido do universo. Fireball tem também asteróides, bolas de fogo e o folclore cultural de povos que acreditam em sinais. O filme é sobretudo uma divertida viagem feita com espírito acessível e um diálogo filosófico capaz de nos obrigar a olhar para o céu de uma outra forma.

 

GABRIEL E A MONTANHA, de Felipe Barbosa (nos cinemas)

Depois da estreia no MED Cinema, o filme de Felipe Barbosa que fez furor no Festival de Cannes, finalmente nos cinemas. A história de um jovem brasileiro que se aventurou na escalada de uma montanha em África antes de mudar a sua vida. Felipe Barbosa é um cineasta que consegue transmitir a ideia de uma aventura ecológica em Àfrica com uma nitidez transbordante. Cinema de aventuras do real com uma pegada emocional perfeita. Dos melhores filmes brasileiros dos últimos anos.