Sr. Fato | Fato de 1, 2 ou 3 botões? Qual me fica melhor?

Boas Rapazes, geralmente usamos o casaco de fato e nem pensamos muito nesta questão, mas quando o compramos na loja de pronto a vestir, nem nós, nem muitas vezes o próprio colaborador sabe que existem mais cortes do que aquele que é vendido na loja, portanto, se é de um fato que o cliente precisa, então basta saber quais os números que veste e a cor do tecido que o assunto fica resolvido, certo? Eu penso que não.

A questão é que por pouca exigência dos homens ou por falta de paciência, pois tempo temos sempre que quisermos, o desleixo de comprar um fato, tornou-se cada vez maior e estes pequenos detalhes que só existem em fatos por medida ou de alfaiataria deixaram de ser conhecidos e os homens usam peças que nem sempre são as mais indicadas para o seu tipo de corpo.

Um fato, de corte normal, isto é, uma só fileira de botões (single breasted) pode ter desde um botão a toda uma fileira, desde o colarinho ao fim do casaco, porém o mais habitual é ter entre 1 a 3 botões. Qual escolher?

1 Botão

Sendo que o casaco do fato provém do casaco do fraque e dos casacos de andar a cavalo, é normal o uso de apenas um botão. Usar apenas um botão no casaco do fato cria a ilusão de um cintado mais relevante, a nossa visão irá concentrar apenas naquele ponto e por consequência a cintura ficará mais justa, mas não se enganem porque é só uma ilusão, visto que usar um casaco de dois botões (o mais comum) é exatamente a mesma coisa, dado que o 2º botão é apenas um botão inferior que nunca é apertado.

Este abotoar de apenas um botão é ótimo para quem usa calças de cintura mais subida, para homens mais magros e baixos.

2 Botões

Falar de um casaco com dois botões é muito mais comum, por isso apenas deixo este reparo, há quem diga que o uso de dois botões num casaco de fato pode ser prático porque não gosta de, em dias de vento, que as abas se abram e como têm aquele ultimo botão abotoam para que o casaco fique totalmente fechado, mas tenham em atenção cavalheiros, isto não deve ser feito, quem tem frio ou se preocupa com os dias de vento, compra um sobretudo e resolve o problema!

3 Botões

O casaco de três botões deve ser sempre diferenciado de um casaco de “3 roll 2”, isto é, o verdadeiro casaco de três botões tem umas lapelas mais estreitas mais perto do colarinho é cortado mesmo para aquele efeito, homens mais altos ou atléticos ficam bem melhor com este abotoar de casaco. O abotoar “3 roll 2” é um corte igual a um casaco de dois botões, as lapelas são mais compridas e escondem um terceiro botão e respetiva casa, superior aos outros dois e que pode ser abotoado ou não, este casaco já é mais frequente entre os jovens e os homens mais baixos, por ter um botão extra que pode transformar todo o look do casaco!

Esclarecidos? Se precisarem de mais dicas como estas sigam @senhorfato no instagram!