Sr. Fato | O que são sapatos de espectador?

Boas Rapazes! Recentemente fiz uma parceria com uma marca espanhola de sapatos e fiz uns sapatos bem diferentes do normal. Há que adore e quem nem sequer os calçasse uma só vez, mas uma coisa é certa, estes sapatos têm historia e é deles que vou falar hoje! Preparados para conhecer os spectator shoes?

Dizem que a história começa com John Lobb o famoso criador de botas inglês que afirma ter sido o primeiro a construir um par destes sapatos de duas cores em 1868.

A verdade é que é no contexto desportivo que nascem, mais precisamente no cricket, a modalidade desportiva que tinha como equipamento os sapatos brancos e que com a lama do campo ficavam sempre sujos. John Lobb coloca então pequenas partes em preto nessas zonas mais propícias a sujidade e assim obteve o look final dos sapatos spectator.

O seu nome também não tem uma origem demasiado certa, “spectator” que dizer espectador, e é nos espectadores de cricket e de golfe que se pensa ter sido dado o nome. Estes teriam sido influenciados pelos equipamentos do desporto e começados a usar como o sapato para ir assistir aos jogos dos seus desportos favoritos.

Os spectator, podem ser sapatos de formato Oxford, Derby ou Loafers a única característica que deve ser considerada para que seja Spectator, é que seja de dois tons. Dizem os puristas que apenas se usa preto e branco ou castanho e branco e o material deve ser sempre o cabedal, mas em muitos sítios pode ser chamado de spectator qualquer sapato que tenha os dois tons e de materiais variados.

Rapazes se usam spectators hoje em dia é porque a vossa confiança está num patamar muito seguro, e é natural que na nossa época este tipo de sapatos não seja muito visto, pois são muito vistosos e difíceis de conjugar num look mais discreto. Os homens hoje em dia, já adquiriram alguma confiança para voltar a usar alguns dos clássicos que foram desaparecendo, no entanto ainda há muitas barreiras para que todas estas peças da indumentária masculina voltem a ser usadas com a normalidade que em tempos tiveram.

Os sapatos spectator, são arrojados e devem ser sempre considerados como informais, nunca os devemos usar com um traje de cerimonia e aconselho o seu uso nestas épocas de maior calor, com um fato castanho ou com um look spezzato, isto é, calças de tom diferente do casaco.

Interessados em saber mais sobre o mundo #menswear? Sigam o @senhorfato no Instagram.