A&D | Casa C3 by Barclay & Crousse 

Caríssimos, o A&D desta semana não é para amadores. É uma moradia única, situada no deserto peruano, que tem muito que se lhe diga. E cá estamos nós, rapazes, para vos dizer tudo o que sabemos sobre esta relíquia da arquitectura orgânica que emerge entre o deserto e o oceano.

A casa C3, projetada pelos arquitetos Barclay & Crousse, tira o máximo partido do ambiente sem se dissociar do mesmo. É que, se a paisagem envolvente é uma delícia, a estrutura da casa não lhe fica nada atrás.

O estúdio Barclay & Crousse projectou esta casa sobre um penhasco no norte de Lima e fez questão de se assegurar que o método de construção seria simples para permitir que os construtores locais concluíssem a obra, diminuindo essencialmente o custo da mesma.

E quanto ao projeto? O projeto está dividido em quatro volumes, perfeitamente distribuídos e conectados ao longo da encosta. A primeira destas estruturas situa-se no topo e constitui a garagem e entrada pela rua, ligando-se ao grande volume que contém o espaço habitacional. Neste segundo temos as salas, sob uma cobertura que se forma a partir de pequenas séries de abóbadas, culminando num pátio de tirar o fôlego.

Uma das mais valias deste tipo de construção é o máximo partido que podemos (e devemos) tirar da vista e o estúdio B&C fê-lo na perfeição. Acrescentou grandes painéis de vidro em ambos os lados da sala criando um plano aberto para a zona de jantar com vista para o oceano.

Nos restantes volumes, que se situam mais abaixo, temos os quartos com jardins e terraços que aparecem quase como extensões do próprio terreno. O último volume tem uma suite-mestre e um pátio próprio protegido por ripas de madeira que rodeiam a piscina infinita pelo qual nos apaixonámos na imagem acima. Todos estes volumes estão conectados por degraus de pedra que se inserem completamente na paisagem.

É ou não é uma casa de sonho?

Para quem quer conhecer melhor os arquitetos responsáveis podemos dizer-vos que Barclay e Crousse fundaram o seu estúdio em 1994 em Paris e que, em 2006, se mudaram para Lima, no Peru. Barclay recebeu o prémio de mulher arquitecta do ano 2018 pelo trabalho do estúdio num museu de arqueologia bastante original. Podem saber mais sobre o estúdio e ver mais projetos aqui!