Boas Rapazes, já estamos muito perto da data do inicio da época balnear e este ano 2020 e embora o covid-19 esteja por aí, não há razões para desleixo no nosso estilo de verão. Por isso, preparem as toalhas e chapéus de sol que vamos à praia!
Um cavalheiro na praia, não pode ser diferente daquilo que é noutros locais. Como tal o respeito pelo próximo impera acima de tudo. Não estou só a falar de etiqueta, mas também de estilo e existem milhares de formas horríveis de um homem se vestir para depois se despir, por isso todo o cuidado é pouco.
Sei que o calor aperta e ficamos moles, sem vontade de escolher roupa, mas é fácil vestir algo simples e ter um estilo intemporal.
1 – Polo ou camisa
Podíamos usar t-shirts, manga cava e muitas outras alternativas que considero pouco adequadas a um homem cuidado e com estilo. Um polo de qualidade, que não é assim tão difícil de arranjar, deve ser a escolha do cavalheiro moderno, prático e bastante versátil no que toca a conjugações de cores.
No entanto a minha inclinação vai para as camisas de linho, são mais arejadas, tanto nos cortes como na composição do tecido. A escolha de uma camisa ao invés de um polo, é precisamente a forma como nos apresentamos. Por exemplo, se houver um cocktail no fim do dia de praia, estamos com estilo suficiente para deixar uma boa impressão.
2 – Calções de Banho
O calção de banho deve ter o tamanho ideal para ser usado como uns calções normais, nem muito compridos tal como usam os jovens, nem demasiado curtos ao ponto de só ficar a já conhecida sunga, tanga ou cuecas de banho, como quiserem chamar.
Já existem cavalheiros a mandar fazer os seus calções por medida e também mais parecidos com os calções do dia a dia, com cores e cortes que à primeira vista ninguém vai dizer que estão prontíssimos para dar um mergulho.
Quanto às cores, o cavalheiro pode optar por escolher as que melhor se adequam com a sua personalidade. Sólidas ou os mais diversos padrões, tais como as listas, os polka dots ou outros mais minimalistas, evitando sempre o uso de desenhos infantis.
3 – Calçado
É de bom tom, um cavalheiro manter os seus pés um pouco mais resguardados dos olhares dos que os rodeiam, como tal, os flip flops ou também chamados de Havaianas nem têm lugar num guarda roupa de um cavalheiro. Sugiro assim o uso de Alpercatas ou até mesmo uns sapatos de vela (um calcado leve e com bastante tradição ligada ao estilo marítimo) como a alternativa mais indicada para um estilo mais cuidado.
4 – Óculos de Sol
A escolha de uns óculos de sol, pode ser difícil, pois ou somos uns verdadeiros coleccionadores e temos diversos modelos que vão variando com as tendências ou então só temos um par de óculos especial e se assim for, é sempre preferível o uso de um modelo clássico que perdure no tempo. Conselho a investir em um bom fabricante de óculos, sabendo que vão ficar de geração em geração ou até num modelo feito apenas para nós próprios.
5 – Chapéu
O chapéu é dos acessórios de praia que nunca se pode dispensar, protege do sol e dá ao nosso look uns pontos extra no que toca a estilo! A não ser que sejam grandes fãs de bonés e tenham aquele boné com imensa qualidade e de que não abdicam, eu aconselho a experimentarem o Panamá, não só pela sua função, mas também pela sua estética, é um chapéu de abas mais largas e vistoso que acrescenta uma enorme elegância a quem o utiliza.
Para mais dicas como estas sigam @senhorfato no Instagram!