Cinetendinha | Pack Semanada Cinema em Casa 6

Cinema em Casa

Um fim de semana prolongado pede sugestões novas de filmes. Certo? É mesmo isso que temos. Desta vez, o nosso grande amigo Rui Tendinha do Cinetendinha trouxe-nos “La Vie Scolaire”, um filme de Grand Corps Malade e Medhi Idir que podem encontrar na Netflix e “Bad Education”de Cory Finley, da HBO.  Aproveitem as sugestões! Bom feriado, rapazes!

A Escola da Vida/La Vie Scolaire

de Grand Corps Malade e Medhi Idir (Netflix)

Convite para entrarmos literalmente para a vivência de um liceu nos arredores de Paris, sentir na pele o lugar do professor, a frustração de alunos sem vislumbre de futuro e o papel dos diretores pedagógicos. Tudo isto sem artifícios de intriga novelesca nem truques narrativos. Cinema do real puríssimo e em jeito de homenagem ao espírito francês de um ideal de igualdade.

O músico e poeta Grand Corps Malade, juntamente com o cineasta Medhi Idir, atinge um vibração estética que faz jus a toda a tensão naturalista do empreendimento. Para ver em família e debater logo a seguir…

 

Bad Education

de Cory Finley (HBO Portugal)

Um super-intendente de um grupo escolar de Long Island comete a maior fraude financeira de sempre. Cory Finley filma um escândalo verídico americano com uma reflexão moral pejada de humor negro. Um filme para denunciar um sistema de ganância e falsas aparências do “negócio” da educação americana. Lembra do estilo de Alexander Payne e é tudo menos um telefilme estilo “caso da vida”.

Ou muito me engano ou é quase garantido que Hugh Jackman seja um dos principais favoritos para a campanha dos prémios de 2021, sobretudo agora que a Academia vai poder nomear filmes apenas estreados no “streaming”.

Bad Education é a primeira grande experiência de cinema inédito da HBO. E que experiência!!