Cinetendinha | Pack Semanada Cinema em Casa 4

Cinema em Casa

Esta semana, o cinetendinha.pt recomenda dois filmes bem diferentes um do outro, mas são ambas excelentes propostas para encontrar cinema inédito em plena quarentena.

A Mentira Perfeita

de Bill Condon  (clubes de vídeo da televisão)

 

E que tal um thriller armado em “cota” mas que, na verdade,  é  refinamento clássico? Sim e sim! Este vale muito a pena, sobretudo porque se trata de um festival metódico na arte de trocar as voltas ao espetador numa história de golpes e golpistas com camadas de “twists” a descascarem-se umas das outras. A cortesia é de Bill Condon, que em tempos espantou com Relatório Kinsey, mas o filme é todo de Helen Mirren e Sir Ian McKellen, duas instituições que aqui formam um casal delicioso. A prova de que um thriller pode divertir também bastante. Estranhamente não chegou aos cinemas portugueses.

 

Selfie

de Agostino Ferrente (Filmin Portugal)

 

Documentário inédito que acabou de estrear na portuguesa Netflix, a Filmin Portugal. Dois adolescentes de um bairro social de Nápoles recebem um telemóvel com câmara para fazerem um filme sobre a sua amizade, um filme que será também um testemunho sobre a morte de um amigo às mãos da polícia.

Selfie é uma viagem por um mundo de drogas e crime napolitano mas é sobretudo um relato de camaradagem masculina à moda antiga. Na sala de montagem, o realizador conseguiu criar uma atmosfera emocional assaz especial, um docu-drama que nos prende e volta a restabelecer fé nisso do “cinema do real”.