Teletrabalho: sites, ferramentas e aplicações

Teletrabalho: sites, ferramentas e aplicações

Meus caros, continuamos aqui nesta missão de vos ajudar a adaptarem-se aos dias que vivemos. Ontem, se bem se lembram, deixámo-vos umas dicas para vos ajudar a manter a rotina. Hoje trazemo-vos ferramentas que vos podem ser úteis para estes tempos em que a vossa casa é o vosso escritório. É tempo de nos reinventarmos. Por isso, bora arranjar soluções para isto?

Slack

É uma startup com o intuito de ajudar as empresas a melhorarem a comunicação interna, reduzindo assim a troca de mails sem fim e a participação em diversas reuniões para as tomadas de decisão. Apesar de ser recente, esta é uma ferramenta que conta com clientes de todos os tipos, desde as empresas mais pequenas às maiores. Passa ainda por equipas de desenvolvimento da NASA e do Departamento de Estado Norte-Americano.

No fundo, esta é uma plataforma de comunicação interna para as empresas que conta com uma série de funcionalidades que nos fazem lembrar os chats, uma vez que também faz chamadas de vídeo, só que com uma capacidade muito maior de interação entre os participantes. Permite-nos também compartilhar diversos tipos de documentos. E podemos ainda criar canais com as respetivas equipas e, para cada uma delas, criar assuntos de interesse (por exemplo: produção, apoio ao cliente, etc).

Zoom Meetings

Esta ferramenta é top para realizar tanto reuniões simples como para videoconferências com mais pessoas (até 25). É uma plataforma que guarda as gravações das reuniões na nuvem, que, posteriormente, podem ser enviadas de forma automática para o nosso mail. Incrível, não?

Podemos ainda usar o Zoom Meetings para enviar mensagens de grupo e para partilhar a nossa tela de forma online. Mais: podemos também fazer como que uma extensão do zoom no Google Calendar e, assim, adicionarmos os links das reuniões nos invites e eles depois serão gerados diretamente na nossa agenda.

Daily.co

Uma excelente opção para reuniões e meetings online ou, então, para formações online. É simples porque não precisam de fazer download. Basta só mesmo clicar no link da reunião e começamos logo a videochamada. Funciona em todos os browsers -Chrome, Firefox, Safari, Opera, Android Chrome e iOS Safari. Podem participar nestas chamadas até 50 pessoas e é possível gravar as conversas até três horas. Esta ferramenta é ótima para formações online, uma vez que duas pessoas podem partilhar o ecrã em simultâneo.

Google Docs

Certamente que muitos de vocês já conhecem esta. Funciona diretamente na web, o que quer dizer que podemos utilizar e não precisamos de instalar absolutamente nada. É gratuita e para usarmos basta fazermos login com a nossa conta no gmail no site docs.google.com.

Uma grande mais valia deste Google Doc é que em qualquer documento as alterações são guardadas automaticamente. Podemos ainda compartilhar o documento que pretendermos com outras pessoas da equipa.

Trello

Por fim, temos o Trello. É um site que nos pode ajudar a trabalhar remotamente em equipa sem termos de utilizar os famosos post-its. Aqui não é necessário também qualquer tipo de instalação e é totalmente gratuito, apesar de poderem contar com versões pagas mais elaboradas. Podemos aceder a partir dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer. Também através das lojas de aplicações do Google Play e do iTunes e, até mesmo, na app do Windows 8 e de Kindle Fire.

O nosso perfil é composto por “boards” diferentes entre si que, no fundo, são quadros que contam com várias listas e informações. Podemos ainda criar os “boards” que quisermos com assuntos específicos.

Rapaziada, depois não digam que não nos preocupamos convosco.