Sr. Fato – Não te esqueças da camisola, já dizia a minha mãe!

senhor fato
Boas Rapazes! O que sabem vocês sobre sweaters? Vamos a um pouco de história?

A camisola de lã como hoje a conhecemos só aparece em meados do séc. XIX em Inglaterra, geralmente associada às pessoas mais pobres. Anos mais tarde estas camisolas começaram a responder às necessidades dos mais ricos que descobriam que fazer desporto era ótimo para o seu corpo, assim nasceu o sportswear e a verdadeira tendência para usar roupa mais desportiva.

 

As camisolas de lã fina aos poucos passam, a ser utilizadas no Pólo, cricket, ténis, para a caça e muitos outros desportos, e como faziam suar, foi atribuído o nome “Sweater”, como hoje chamamos de “Sweatshirt” às camisolas de algodão de manga comprida, são as nossas roupas para treino, as roupas que nos fazem suar.

As Sweater ou camisolas de lã existem em diversos modelos e cores. Por exemplo decote redondo, decote em V, as abotoadas, os coletes de lã “cardigans” que já falámos neles e muitos outros. 

Consoante o estilo que queremos adotar, a Sweater estará sempre ligada ao lazer, como podem ver na ilustração com o Sr.Fato, mesmo que use a camisola neste look  nunca irá obter um aspeto formal pois esta não faz parte desse mundo. Tendo sempre em conta esta ideia de look casual, podemos usar as sweaters em substituição do colete, será uma forma de aquecimento em viagem, pois existem sempre lugares mais frios e a camisola de lã é mais leve do que um casaco, dentro da mala de viagem.

Em Portugal é usual ver estas camisolas usadas durante todo o ano, no inverno, um look mais descontraído de fim-de-semana, para ir às compras ou um simples passeio. De verão, à cintura ou aos ombros estas camisolas são o complemento para o resfriar quando se dá a caída da noite.

No final de um dia de trabalho podem sempre despir o casaco do fato, tirar a gravata, desabotoar o botão superior da camisa e colocar a vossa camisola de lã aos ombros, ficam logo com um look mais adequado para uma cerveja com os amigos.

Em baixo deixo algumas sugestões de sweaters. Sigam a página instagram do @senhorfato para mais dicas assim!

 

Cricket Sweater Caxemira Ralph Lauren 

ralph lauren senhor fato camisola

 

Sweater Lã Merino Wickett Jones

wickett jones senhor fato camisola

Sweater de Algodão Hackett

hackett senhor fato camisola