Senhor Fato | Como usar Coletes? (Vests, Waistcoats ou Odd Vests)  

Boas rapazes, volto a trazer-vos um guia, mas desta vez, a pedido do nosso Bom Rapaz Tiago Froufe, vou falar sobre coletes de fato. O que acham?

 

Já referi noutras publicações que um fato é um traje muito complexo e basta um pequeno erro e toda a gente repara que o estamos a usar de forma errada! Existem diferentes formas de usar o fato, mas a que vos vou falar hoje é o Fato completo ou de 3 peças (Casaco, colete e calças).

 

O colete, “Vest” ou “Waistcoat” como chamam lá fora, já não é muito usado hoje em dia, tal como as gravatas, foi perdendo o seu uso, pois os escritórios são climatizados. Os homens começaram a usar roupa mais casual e quanto mais formal é o look, mais o homem tem tendência a ser olhado pelas restantes pessoas e certamente que grande parte fica incomodado, por isso, espero com este post tirar-vos a vergonha de usar um fato com colete e fazer-vos perceber que é na complexidade dos detalhes, que o cavalheiro brilha!

 

O colete é composto por uma parte frontal de tecido mais pesado e na sua traseira um tecido mais leve, geralmente linho ou seda, deve ser usado sobre a camisa e gravata, debaixo do casaco e nunca deve ser usado como substituto do casaco de fato.

Os coletes eram em 1800 um enorme sucesso e diversas cores, padrões e claro com botões bem especiais, com o tempo foram adquirindo novos cortes e hoje, homens de bom gosto, continuam a compor os seus looks com esta peça.

 

Num Fato geralmente usamos todo o conjunto com o mesmo tecido, por essa razão, o fato fica completo com o colete, que pode ser usado single ou double breasted. Com um casaco double breasted não convém usar colete, são demasiadas camadas de tecido e não faz sentido usar dessa forma, por isso a ilustração abaixo mostra quais as melhores combinações de cortes.

 

O colete que hoje encontramos nas lojas de fatos, da mesma cor, do casaco e das calças é uma invenção mais recente que o dito “Odd Vest” ou Colete contrastante, antigamente a moda era coletes em contraste e hoje continuam a ser uma das formas preferidas dos gentlemen.

Coletes de cores diferentes, básicos, com listas, com quadrados, principe de gales e até tattersallcheck podem ser uma escolha mais acertada que um colete do mesmo tecido.

 

Outro pormenor interessante e que é regra no uso dos coletes é o cinto ou suspensórios. Se as vossas calças precisam de uma ajudinha para se manterem na cintura, devem usar cinto ou suspensórios, mas se estão a usar colete o caso é diferente, pois só os suspensórios podem entrar nesta equação. Um colete deve ficar sempre em cima, isto é, tapando a cintura das calças. Há quem use calças de cintura subida para que fique mais aprumado, mas se o vosso caso é diferente, certifiquem-se que não usam cinto, mas sim suspensórios!

Como já falei num post aqui no blogue (SR. FATO | ÚLTIMO BOTÃO DO COLETE APERTA OU NÃO?) mas volto a repetir, o último botão do colete nunca aperta, se o mesmo for single breasted, no caso de um colete double breasted o caso é diferente e todos os botões devem estar apertados! 

 

 

Para finalizar, deixo-vos uma dica que me parece muito importante quanto a este assunto. Um cavalheiro deve ter no seu guarda roupa, 5 coletes diferentes para usar, só assim consegue ter um leque suficiente para formar imensos conjuntos!

 

 

Valeu a dica? Sigam o @senhorfato para mais pormenores sobre o mundo #menswear