Sr. Fato | Cardigans, os clássicos casacos de malha

Boas Rapazes, conhecem as malhas “Cardigan”? Aqueles casacos de malha cheios de botões na frente? Se não conhecem, aviso já que vão ficar apaixonados pela versatilidade que estes casacos têm!

Reza a história que durante a guerra da Crimeia, James Thomas Brudenell, 7.º Conde de Cardigan cujo casaco da farda estava queimado nas abas, ficou apenas com o seu colete de malha tricotado, dessa forma essa peça passou a ser chamada de Cardigan em sua homenagem e com o tempo, o termo, passa a denominar qualquer peça de malha com botões.

Mais tarde, Coco Chanel, também os popularizou por achar que as sweaters de malha que se usavam, apertavam demasiado o pescoço e dessa forma uma malha com decote em V e abotoada seria mais confortável!

Quando devemos usar o Cardigan?

Geralmente os cardigans são feitos a partir de lã, algodão ou fibras sintéticas, podem ser feitos a partir de fios mais grossos ou mais finos e dessa forma tal como as sweaters, serem usados durante o frio do inverno ou num dia mais fresco de verão!

O seu corte mais conhecido é o original, colete com botões na frente, de seguida, com mangas e hoje em dia com o fecho zipper e até sem qualquer tipo de acessório para o fechar.

Lembrem-se o cardigan é uma peça menos formal, nunca deve ser utilizado com trajes formais, tais como o morning dress, o black tie ou white tie, mesmo quando usado com um fato, pode ser usado como substituto de um colete, mas nunca será um look formal.

A sua versatilidade é extraordinária, pois num momento pode ser usado com fato, como podemos vestir umas calças de ganga, um bomber jacket, ténis e um boné e mesmo assim estarmos impecáveis dentro de estilos diferentes.

Como abotoar o Clássico Cardigan?

Tal como os casacos de fato, que nunca se abotoa o botão inferior, ou no caso de três botões, se deixa o superior à consideração da pessoa que o usa, no cardigan a lógica é a mesma!

Pode ser usado consoante as seguintes configurações:

Abertura obrigatória – Sempre que vestimos um cardigan devemos deixar o botão inferior aberto, pois muitos destes casacos, são feitos com um corte que obedece à regra de fechar o ultimo botão e por essa razão ficam deformados criando ondas na frente.

Abertura decote– sempre que abrimos o botão superior, tornamos a zona do peito mais descoberta. Existem formatos de corpo, em que esta abertura fica melhor, dando mais destaque à zona da gravata ou da camisa.

Abertura cintura- Por norma um cardigan, tem entre cinco a seis botões, o inferior está sempre aberto, mas pode acontecer ter logo junto ao ultimo mais um botão, nesses casos, deixamos sempre os últimos dois abertos. Podem sempre optar, por usar, cardigans de 5 botões e desapertar os últimos dois dando mais destaque à zona da cintura!

O que acharam rapazes? Apaixonados por um cardigan? Se quiserem mais dicas ou saber onde os encontrar sigam @senhorfato no Instagram!