VIDEO | Há 18 anos, centenas de quilos de cocaína davam à costa

2001 está com certeza na memória de muitos açorianos. Foi o ano em que centenas de quilos de cocaína deram à costa na Ilha de S.Miguel. Narcos much?

Em Junho deste ano, um pescador encontrou quase 300kg de cocaína numa gruta no Pilar da Bretanha e, poucos dias depois, outro encontrou mais 150kg a poucos quilómetros da vila de Rabo de Peixe.

A droga era de Antonino Quinci, que partia da Venezuela rumo às Ilhas Baleares, em Espanha. O italiano transportava mais de 500kg de cocaína no seu barco, o suficiente para preparar 5 milhões de doses. Devido a problemas técnicos no barco, viu-se obrigado a esconder parte da droga nas grutas da ilha e o restante no fundo do mar, para mais tarde ir recolher. O problema? Marés e, claro, açorianos. As correntes fortes deram à costa centenas de quilos de droga e ficou tudo maluco.

A droga, com uma pureza superior a 80%, valeria nos dias de hoje uns 150 milhões. Ninguém está preparado para um evento destes e os comportamentos que se seguiram foram a prova disso. Já objeto de case studies, este fenómeno fez com que a cocaína perdesse o seu valor comercial e que fosse vendida à caneca por 5/10 euros! Parece impossível, não? Quando o custo de aquisição é nulo, o risco é astronómico e a quantidade abundante, até pescadores viram Pablos Escobar.

Vejam a reportagem rapazes, vale a pena!