O excesso de cocaína faz com que o cérebro se coma a si mesmo

Deve ser o primeiro artigo que publicamos sobre drogas e nem sei bem porquê. É uma realidade e por aqui também gostamos de nos manter informados.

Esta semana li um artigo interessante que dá a conhecer que um novo estudo da Universidade de Medicina de Johns Hopkins; o consumo de elevadas doses de cocaína pode provocar uma reacção involuntária designada autofagia. Autofagia é um nome estranho do qual nunca tinha ouvido falar mas pesquisando um pouco mais sobre o assunto, percebemos que é o nome que se dá a um processo que faz com que as células se comecem a digerir a elas próprias. Imaginem!

“A célula é como uma casa que está constantemente a gerar lixo”, revelou o Dr. Prasun Guha, líder do projecto. A autofagia é a governanta que deita o lixo fora – normalmente é uma coisa boa. Mas o que acontece é que a cocaína leva a governanta a deitar fora as coisas que realmente importam, como as mitocôndrias, que produzem energia para as células.

O estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, foi realizado em ratos, com os resultados a serem obtidos pós-morte. Para além disso, também foi descoberto que a morte celular provocada por autofagia pode ser transmitida para os filhos durante a gravidez.

No entanto, o Dr. Maged Harraz, co-autor do projecto, insiste que já existem remédios experimentais a ser trabalhados para ajudar a reduzir este cenário de auto-canibalização. De acordo com a pesquisa, a droga experimental CGP3466B conseguiu proteger as células da morte por autofagia. Anyway, “Keep cool, stay away from drugs!”.

Isto é apenas uma curiosidade, bem longe do incentivo ao consumo, rapazes.