A&D | The organic house por Javier Senosiain

Situada num terreno montanhoso a noroeste da Cidade do México, a Organic House era tudo o que precisávamos nesta semana de Agosto.

Concebida por Javier Senosiain, à imagem dos refúgios dos animais, ou mesmo dos primeiros humanos, esta casa foi construída sob colinas verdes.

O conceituado arquiteto mexicano já é conhecido pela sua arquitetura orgânica, tendo feito projetos inspirados nas mais diversas formas da natureza. A Organic House tem a forma da casca do amendoim e os seus dois espaços ovais, unificados por um corredor os separa, tem a função de separar a vida diurna da noturna.

A divisão destas alas permite-nos viver o dia e a noite como duas experiências completamente diferentes. Dentro da casa, a sensação é de total imersão na terra e, vistos de fora, somos apenas uma pequena partícula por entre as colinas verdejantes.

Apesar de construída no subsolo, o interior da Organic House é preenchido de luz natural, proveniente de todas as suas janelas e curvas que enquadram a sua envolvente verde. As formas sinuosas são conseguidas através de um material composto por uma argamassa reforçada com malha de aço leve, um material que permite dar força e flexibilidade às estruturas! O seu isolamento e impermeabilidade são garantidos pelo poliuretano projetado e a terra e a relva abrigam a casa do sol, do vento, do granizo e da chuva, protegendo a casa todo o ano e impedindo que esta dilate ou fique húmida.

Nem pedíamos mais nada. Bora?

The organic house por Javier Senosiain The organic house por Javier Senosiain The organic house por Javier Senosiain