Já viram o vídeo da BMW R1200 a andar sem condutor?

BMW R1200 GS a andar sem condutor

A notícia não é nova, mas como muita gente ainda não viu, resolvemos partilhar convosco. No último ano, a BMW Motorrad publicou um vídeo de divulgação do projecto que estava a trabalhar já há dois anos. Basicamente o vídeo mostra os testes que estavam a fazer em França com uma mota baseada no modelo R1200 GS 100% autónoma, graças ao sistema desenvolvido para criar mecanismos de auxílio ao condutor. Aqui chegámos ao ponto chave do que se pretende com tudo isso.

Estima-se que a probabilidade de morte de um condutor numa mota seja 28 vezes maior que a do condutor de um carro. É a pensar nisso que a BMW está a trabalhar em diversos mecanismos de segurança e auxílio ao condutor. A ideia não é vender uma mota completamente autónoma. Em vez disso, a BMW diz que quer usar parte da tecnologia nas suas motas para oferecer “mais estabilidade em situações críticas de condução”.

Desenvolver estes de recursos de assistência ao condutor para uma mota certamente que será um desafio. Num carro programado, para accionar os travões em situações de risco de colisão, o motorista provavelmente sairá bem. Mas se uma mota fizer o mesmo, o condutor provavelmente sairá a voar. Porém, se conseguiram criar uma mota que anda sozinha, não há como duvidar de que devem encontrar boas soluções de segurança com estas experiências.

Vejam o vídeo!