A&D | Gensler propõe um Pavilhão multiusos temporário para a Catedral de Notre-Dame

 Catedral de Notre-Dame

Não sei se se lembram do último projeto de arquitetura que vos apresentámos aqui no blogue, como proposta de reconstrução da Catedral de Notre-Dame. Se não tiveram oportunidade de o ler, espreitem aqui. Na altura, dissemos que havia diversas empresas de arquitetura e design a apresentar propostas de projetos. Claro, quem é que não quer carregar este título? Entretanto, alguns projetos estão a ganhar destaque na imprensa e este é mais um exemplo.

O projeto desta vez é assinado pela Gensler e, muito provavelmente, ganhou destaque justamente por ser temporário e diferente das propostas modernas e definitivas de reconstrução da Catedral. O plano seria construir temporariamente um pavilhão multiusos na praça em frente à Catedral que, para além de ser um local de culto, seria também um espaço de realização de eventos.

O “Pavillon Notre-Dame” teria uma abertura para a entrada da Catedral, dando aos visitantes uma sensação de familiaridade, enquanto prestam homenagem ao monumento. “É importante que o design seja fiel mas que não ofusque a catedral”, disse o CEO da Gensler. Deste modo, o telhado seria construído com Ethylene Tetra Fluoro Etileno transparente e as paredes seriam de policarbonato translúcido. No que toca à sua estrutura, seria toda feita em madeira carbonizada, um dos métodos mais antigos e eficazes para proteger a madeira do fogo. Isto é um detalhe interessante, uma vez que a catedral acabaria por ficar mais resistente à causa que outrora a danificou.

Em relação à reconstrução da catedral, o presidente francês Emmanual Macron prometeu reconstruir a igreja em apenas cinco anos. Os especialistas dizem ser impossível, porém, a ideia do presidente é que a Catedral esteja pronta a tempo dos Jogos Olímpicos de 2025 em Paris. Trazemos updates até lá. 😉

 Catedral de Notre-Dame  Catedral de Notre-Dame  Catedral de Notre-Dame  Catedral de Notre-Dame  Catedral de Notre-Dame