A&D | A “nova” Catedral de Notre Dame vai ter um telhado gótico de vidro e um jardim coletivo?

Catedral de Notre Dame

Como sabem, tentamos sempre mostrar-vos projetos arquitetónicos únicos e originais. Mas este aqui, caros rapazes, está noutro nível. Imaginem-se ser o arquiteto de reconstruiu a Catedral de Notre Dame em París? Há, de facto, há oportunidades únicas no mundo.

Como devem calcular, todos os arquitetos querem ter uma placa com o seu nome na porta da Catedral. “Mas só pode haver um escolhido” – Digno de um belo de um reality show, não? Contudo, já há um favorito que já ganhou um certo destaque nos meios de comunicação e, concordemos, é um belo favorito.

O belga responsável por esta ideia chama-se Vincent Callebaut e, pelo que já vimos do seu trabalho, está envolvido em projetos arquitetónicos com um fundo de preocupação ambiental, sustentável e ecológica. E neste caso não seria diferente. Callebaut propõe um “novo” Notre Dame, cheio plantas e mecanismos ecológicos, criando uma relação simbiótica mais justa entre os seres humanos e a natureza.

O projeto foi intitulado como ‘palingenesis’, ‘renascimento’ em grego. Um renascimento reconstruído a partir de vigas de madeira, combinado com fibra de carbono e um contemporâneo telhado de vitral gótico tridimensional para iluminar o espaço arborizado interno. Além disso, este telhado possui uma tecnologia de captação de energia solar capaz de fornecer energia mais que o suficiente para toda a Catedral.

Dedicado à contemplação e meditação, o projeto apresenta um jardim/horta cultivado por voluntários e associações de caridade. A ideia é que tudo o que seja produzido neste jardim seja consumido gratuitamente pelos parisienses mais carentes e desabrigados. Callebaut estima que até 21 toneladas de frutas e verduras poderiam ser colhidas e distribuídas a cada ano. Genial, não?

E então, o que acham deste projecto?

Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame
Catedral de Notre Dame