Sr. Fato | Beber? Sim, mas com moderação e estilo!

Boas Rapazes! Há uns tempos num casamento perguntaram-me como conseguia estar sempre impecável mesmo tendo quase sempre um copo na mão, a resposta é simples, mas envolve algumas regras para que esteja sempre à maneira!

Um gentleman, não se embebeda, esta é a regra mãe para todos os casos, não quer isto dizer que nunca tenha acontecido, já todos fomos jovens e quisemos testar os nossos limites, até diversas vezes, mas não fica bem a um cavalheiro ser o centro das atenções, pelas más razões.

Conhecer os nossos limites é importante e como tal todos somos diferentes, uns podem beber mais do que um copo, outros só podem mesmo beber um copo, há quem não aguente misturas e claro aqueles que nem sequer bebem álcool. Seja qual for a vossa situação tenham em mente que beber é fácil, mas sem consciência não podem controlar nada. Portanto não esquecer que beber não é uma corrida, basta beber com calma e apreciar o que as bebidas têm de bom!

Na era dos smartphones é muito fácil tornar-nos em “memes”, basta um vídeo ou uma foto e temos a nossa reputação estragada, por exemplo, almoços ou jantares com colegas de trabalho ou de negócios ou até mesmo em cerimónias como casamentos, baptizados ou festas de aniversário. Nunca sabemos quando podemos cair no ridículo e isso é de evitar!

Saber dizer que não é imperativo! Existe sempre um amigo que nos enche o copo ou que para ser mais “popularucho” faz pressão com todos os outros para que bebam mais, não se deixem levar pelas palavras de quem aguenta tanto quanto os outros, simplesmente não estamos a beber para provar nada a ninguém. O gentleman deve saber dizer não, sempre com delicadeza, de forma a não criar conflitos.

Se quiserem pagar uma rodada, certifiquem-se que perguntam o que cada um quer beber, é de mau tom pagar uma bebida sem que a pessoa possa escolher o que quer beber, somos todos diferentes, nem todos gostamos das mesmas bebidas, e claro já para não falar de que o ato de pagar apenas para mostrar que pode fazê-lo não fica bem, podem pagar como é obvio, mas sem demonstrar altivez.

É claro que nem sempre corre como queremos e ao mínimo deslize podemos já ter bebido demais, mas não esquecer que beber álcool é como andar na corda bamba e para um gentleman é acrescentar um monociclo a essa proeza! A imagem do cavalheiro é avaliada a todo o momento, não temos de provar que o somos, não vamos ganhar a nossa vida ao ser esse tipo de pessoa, mas certamente iremos tornar o mundo um pouco melhor ao praticar uma boa conduta seja em que sitio estivermos.

Portanto Rapazes, um gentleman pode beber sim claro, mas com moderação e estilo! E por favor encolham os dedos mindinhos, não só vai parecer ridículo como também não somos madames do século XVIII a beber o seu chá das cinco!

O Senhor Fato gosta sempre de um bom Martini Bianco ou um Whisky para momentos de convívio (como é o caso com o nosso amigo Fernando Luís) e claro de um bom vinho tinto ou branco para acompanhar refeições, porque não uma garrafinha de Bons Rapazes e Lavradores da Feitoria?  Fica a sugestão!

Até para a semana e não se esqueçam de dar uma olhadela no Instagram, @senhorfato, para mais dicas de como se apresentar como um verdadeiro gentleman!