​Seis questões a serem consideradas na hora de comprar um capacete novo

comprar um capacete novo
Se és um amante das motas como nós, esperamos que tenhas um bom e bonito capacete​.​​ Afinal, quem foi que disse que segurança e estilo não podem andar ​de mãos dadas? A maioria dos especialistas recomendam substituir o acessório entre cada dois a cinco anos. Portanto, se estás a precisar de um novo ou almeja​s​ ​fazer um upgrade, aqui estão algumas ​questões fundamentais para ​considerares enquanto escolhes o teu novo capacete.

  • Como e ​onde é que pilotas?

Pilotar em alta velocidade numa pista requer capacetes aerodinâmicos, ​que abafem os ruídos​, duráveis e com proteção sólida para os olhos. Já se te limitas à cidade, podes ​apostar ​no estilo e relaxar um bocado na classificação de segurança. Se gostas de ​t​e aventurar pel’#oportugalincrível em calçadas de terra e areia, os óculos de proteção vão​-​te dar muito​ jeito, mas eles serão desconfortáveis ​​e perturbadores se estiveres ​nu​ma moto desportiva. Para isso, tu precisas de um capacete com uma máscara facial completa, o que acaba por se tornar ​um ponto ​a favor ​do visual agressivo​…​

Para os passeios de longa distância,​ os capacetes com a capacidade de incluir rádios e conectividade Bluetooth são uma ótima alternativa. Eles podem ainda ficar melhores com viseiras de sol e estofamento extra. Os adeptos ​do​ estilo café racer, tendem a usar capacetes com a face aberta. Tu vais querer escolher algo para a tua cabeça que corresponda ao estilo da tua máquina!

  • É certificado?

Entre os vários certificados que podes encontrar, concentra-te na ECE 22 que é a única homologação permitida por lei em Portugal. Procur​a a etiqueta que certifica a homologação. Esta etiqueta comprova que o capacete está de acordo com as normas de segurança e que foi submetido com sucesso aos testes que reproduzem aquilo que pode acontecer num acidente. Podes também estar atento aos capacetes com certificados da Snell. Um capacete ​desses foi feito para bater a sério, o que te ​vai poupar de dores de cabeça.

  • Como se encaixa?

Ele aperta-te a cabeça? Então, provavelmente, não é para ti. Um bom capacete deve assentar confortavelmente em volta da testa e do crânio, sem te causar dor de cabeça após 10 minutos de uso. Se te apertar um pouco as bochechas, tudo bem, as almofadas provavelmente vão ceder um bocado. Mas o que tu não queres é que o capacete te cause desconforto…

  • Como funciona na prática?

Testa o capacete na rua. Se a loja onde vais comprá-lo não o permitir, adquire-o noutro local. Vais querer sentir como o capacete funciona enquanto pilotas. Portanto, tenta fazer um pequeno passeio e vê se gostas.

  • De que é feito?  

Componentes de alta qualidade incluem couro, cromo e microfibra. Tu podes sentir a qualidade ao tocá-lo. Além disso, verifica se existe um forro interior removível para lavar. Se estiveres a usar a tua mota correctamente, o teu capacete ficará sujo, suado e fedorento.

  • Quanto custa?

O preço e a segurança não andam de mãos dadas quando se trata de capacetes para motociclistas. Tu podes encontrar o mesmo nível de segurança num capacete de 160 euros quando comparado com um de 600. O preço tem mais a ver com o estilo, a pintura, o acolchoamento ou os materiais de que é feito o capacete. Portanto, se o teu critério de escolha é a segurança, podes apostar num mais barato sem correr riscos.