🕒 Tempo de Leitura | 2 min
Vá, isto não pode ser só artigos sobre as melhores praias fluviais do país, viagens pela costa portuguesa e afins. Portugal tem muito para se ver e aproveitar durante o ano inteiro, e não apenas quando o sol é de muita dura. Lembrem-se: Portugal é incrível de Janeiro a Dezembro. É verdade que o nosso ponto mais forte (pelo menos, o que passa lá para fora) é, inquestionavelmente, a combinação de sol, mar e areia – ou seja, o litoral. Mas, sem querer desfazer, como diz o “outro”, é no interior que está a beleza mais autêntica.
Passamos a vida a recomendar-vos escapes de fim-de-semana do caraças, mas, de facto, ainda não nos tinha ocorrido um programa mais virado para o frio por cá. Por isso, para nos redimirmos, aqui vai uma lista com alguns dos melhores refúgios nas redondezas da Serra da Estrela, para uma escapadinha na neve – esqueçam lá os Alpes só por uns instantes. Como os frios de Janeiro e Fevereiro não são propriamente o melhor convite para se andar pela rua (mesmo encasacados de cima a baixo), a solução passa por nos ‘fecharmos’ em spots aconchegantes, em que não nos seja negada a possibilidade de estar em contacto com o exterior, nem que seja só para o observar.
A imagem que nos vem logo à cabeça é de uma casa de pedra com lareira no centro, quilos de tapeçaria e um bule de chá a fumegar. A ideia é boa, sem dúvida. Apenas peca por escassa. Ficam a faltar as piscinas de água quente (ou os jacuzzi), as sessões revigorantes de SPA, as velas aromáticas, as janelas amplas para o cenário quente do inverno rigoroso, e a gastronomia a condizer… Tanto para os mais caseiros, como para os dados aos desportos de inverno, é uma receita infalível. Como sempre gostamos de fazer nestas coisas, apostámos na diversidade, para agradar a todos os gostos e carteiras: há casas de pedra, há hotéis, há glamping, há solares, há quintas… e preços que vão desde os 130€ aos 500€ para duas noites (com base numa simulação que fizemos no booking para um fim-de-semana em Janeiro). Têm muito por onde escolher. Mandem mais sugestões!
*Ah, só mais uma coisa: muito cuidado com o clássico das marcas dos óculos de neve na cara…