O primeiro skate com inteligência artificial no mundo

skate com inteligência artificial

Já sabem que, por aqui, tudo o que tem rodas merece o nosso destaque, e que quase sempre andamos com a longboard na bagageira do carro. Se este projecto se concretizar, é bem possível que até comecemos a deixar o carro encostado mais vezes… Apresentamo-vos o “XTND”, o primeiro skate no mundo com inteligência artificial. Que é cool disso não há quaisquer dúvidas!

A vida é demasiado curta para ser passada em filas de trânsito, não é verdade? A mota é, como sabem, uma óptima alternativa para contornar as mais difíceis horas de ponta. Mas um skate inteligente também não é má ideia de todo. O “XTND” faz uma leitura da nossa postura a andar e adapta-se a ela, de forma a melhorar a performance e a autonomia (é um skate eléctrico). Os sensores de pressão detectam quando a postura estiver incorrecta, e evitam que a prancha se mexa, salvando-nos de uma possível lesão. Depois, regista os nossos percursos diários e sugere caminhos mais rápidos, dependendo do estado do trânsito no momento. Até sabe quais são as estradas com melhor pavimento ou menor elevação, para poupar bateria.

Se por acaso saltarmos do skate com ele em movimento, a prancha automaticamente começa a travar e pára, de forma a não ir de encontro a outros veículos à volta. Lombas de abrandamento à vista? O “XTND” regula suavemente a nossa velocidade para reduzir quaisquer riscos. O sistema inteligente de segurança e notificação torna virtualmente impossível que qualquer pessoa não autorizada possa pegar no nosso skate e usá-lo. O bloqueio é feito através da app, que nos irá notificar caso haja algum movimento. Mesmo que haja, o skate é praticamente inútil, e o sistema de GPS vai ajudar-nos a encontrá-lo novamente. Tem uma velocidade máxima de 45 km/h (isto num skate é bastante, acreditem!) e uma carga que aguenta à volta de 20 km em andamento. Demora apenas uma hora a recarregar baterias. O projecto está neste momento a angariar fundos no Kickstarter.

Mais info aqui.

skate com inteligência artificial

skate com inteligência artificial

skate com inteligência artificial

skate com inteligência artificial

skate com inteligência artificial

skate com inteligência artificial