“Mercury”: o casaco inteligente que reage às alterações de temperatura

🕒 Tempo de Leitura | 2 min

É deste tipo de tecnologia que gostamos – ao serviço da necessidade e do conforto – e não apenas a tecnologia do porque-sim ou do show-off. Provavelmente, ainda não devem ter ouvido falar da Ministry of Supply, mas depois disto, é quase garantido que não se vão esquecer deste nome. Trata-se de uma start-up norte-americana, formada por 3 estudantes do MIT. Pois bem, estes senhores magicaram um smart jacket com capacidade para se auto-aquecer, respondendo a alterações de temperatura e criando aquilo a que eles próprios chamam de “micro-clima individual”. Apresentamo-vos o “Mercury Jacket”.

Este casaco inteligente é constituído por um termómetro interno, um termómetro externo, um acelerómetro. Com um micro-controlador são processados os sinais de temperatura e de movimento, que são depois usados pelo casaco para determinar a quantidade de energia que deve ser enviada para 3 almofadas de aquecimento em fibra de carbono. Estas almofadas respondem ao estímulo e aquecem o casaco através de um processo chamado aquecimento resistivo. O processo de aquecimento demora cerca de 90 segundos, e a temperatura criada pode ir até aos 57ºC, sendo capaz de se aguentar nesse máximo durante 4 horas e meia. A grande diferença para outros casacos com tecnologia de aquecimento é que o Mercury não precisa de ser programado para uma determinada temperatura. Adapta-se constantemente e optimiza a saída de calor para satisfazer a temperatura corporal do utilizador.

Calma. Guardámos a melhor parte para o fim. Já devem ter ouvido falar da “Alexa”, uma espécie de Siri (smart assistant) da Amazon. É isso mesmo que estão a pensar. O Mercury vem com tecnologia voice-control, o que significa que podem mandar a “Alexa” pré-aquecê-lo com o poder das palavras. Naturalmente que tinha de haver uma app correspondente. É nela que o utilizador pode definir as suas preferências e, através de inteligência artificial, é feita uma aprendizagem e, ao longo do tempo, a app passa a ser capaz de prever essas preferências. A chuva não foi esquecida, com um tecido totalmente impermeável e um capuz amovível.

A Ministry os Supply quer começar a comercializar o casaco já no próximo Outono. Por agora, continua em fase de angariação de fundos no Kickstarter.