Fórmula 1 | Grande Prémio de Portugal pode voltar em 2018

🕒 Tempo de Leitura | 1 min

Fãs da Fórmula 1, hold your horses! Daqui até 2018, passa num instantinho! A última vez que a Fórmula 1 passou por Portugal já foi há mais de 20 anos. Em 1996, e depois de receber 13 eventos seguidos desde 1984, o Autódromo do Estoril foi o palco do último Grande Prémio de Portugal. Mas o Autosport tem boas notícias para nós.

De acordo com o portal britânico, a Fórmula 1 pode estar de regresso a terras lusas já no próximo ano. Em vez do Autódromo do Estoril, o próximo Grande Prémio de Portugal deverá passar pelo Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, circuito que foi homologado pela FIM a 11 de outubro de 2008, e pela FIA dois dias depois. Ainda assim, só no passado mês de março é que o AIA recebeu o Grau 1 de homologação da FIA, que lhe permite acolher corridas da disciplina máxima do desporto automóvel mundial. Aliás, o AIA já antes tinha recebido carros de Fórmula 1 para testes de equipas como a Ferrari, McLaren, Toyota, Renault, Toro Rosso e Williams.

O Autosport avança que o Governo português já “terá pedido à empresa proprietária do circuito para averiguar a hipótese de trazer a Fórmula 1 de volta para o país”. Entretanto, já terão sido feitos os primeiros contactos entre o Autódromo Internacional do Algarve e a Liberty Media, actual proprietária da Fórmula 1. Há, no entanto, que ter em atenção a forte concorrência da França, que já não é palco de um grande prémio há 10 anos, e da própria Alemanha.