24 horas em Sevilha. O que fazer?

Sevilha-05

Primeira vez por Sevilha e não sabem o que fazer? Aqui vai uma lista para quem quer aproveitar uma passagem pela cidade espanhola, conhecida não só pela música e danças sevilhanas, mas também pelos touros e incríveis tapas, que se encontram a cada esquina. Literalmente. Não vos vou mostrar ou aconselhar apenas a catedral ou a Plaza de España, há uma cidade também ela interessante e bastante mais trabalhosa de descobrir, que podem levar neste guia modesto do bom viver por Sevilha.

Podem achar estranho aparecer um shot de Sevilha pelos BR, assim de repente, mas a verdade é que no fim-de-semana passado rumei a sul, em direcção a Espanha, com um grupo de amigos de há bastante tempo. O que nos une para além de anos de amizade? O gosto pela boa mesa, recheada de iguarias, bons copos de vinho e cañas. Quem não se revê nisto…?

TF

Sevilha, Andaluzia – Espanha
Situa-se no sudoeste de Espanha, a cerca de 130km da fronteira com Portugal. A ligação mais próxima a Portugal é através de Vila Real de Santo António. O centro da cidade tem cerca de 700.000 habitantes, que vivem, nas épocas mais quentes, debaixo de temperaturas a rondar os 40ºc.

Edifícios ou zonas históricas a visitar que podem dividir pela manhã e pela tarde, enquanto saltam pelas sugestões de “comes e bebes”:

Reales Alcázares de Sevilla
Parque Maria Luisa
Plaza de España
Giralda
Metropol Parasol

Sevilla

sevilla-02

Onde dormir:

Existem centenas ou milhares de hotéis, mas confesso-vos que o airbnb é das soluções que mais me agrada quando não é para viajar em trabalho ou em casal. Conseguimos ficar todos numa casa e facilmente sentirmo-nos locals. Há sempre boas opções em todos os destinos. Vejam esta foto do terraço da casa em que ficámos, mesmo no centro da cidade.

sevilla03

Onde almoçar:

El Pintón – um dos sítios mais giros em que estive na Península Ibérica. Super cool, com decoração bastante actual numa base de um edifício centenário, o El Pintón serve um género de tapas contemporâneas num ambiente bastante descontraído. Recomendo-vos ao almoço por ser leve, sossegado e a luz natural ser um mimo (basta verem pela foto). Podem, no entanto, aproveitar para jantar e beber uns cocktails.

Preço médio: 17€/pessoa

El-Pinton-03 El-pinton02 El-Pinton

Onde beber cañas e comer tapas durante a tarde:

El Patio de San Eloy

Mercado Lonja del Barranco – um género de Mercado de San Miguel, em Madrid, ou Mercado de Campo de Ourique, aqui encontram de tudo para comer e beber. Ideal para uma pausa durante a tarde.

Onde beber um gin de final de tarde:

EME Catedral Hotel – bom terraço virado para a Catedral.

EMe hotel seville

Onde Jantar

El Riconcillo – a funcionar desde o século XII. Parece mentira, eu próprio fui confirmar, mas este é um dos bares / restaurantes mais antigos do mundo, e o mais antigo de Espanha. Na parte de baixo podem encostar-se ao balcão e despachar umas tapas, mas ao jantar podem comer um bom bife de Touro que não vão encontrar na lista, mas devem pedir.

Preço médio: 25€/pessoa

El-Riconcillo-02

El-Riconcillo


TF