CINEMA POR MIGUEL MONTEIRO | O REGRESSO DO CAPITÃO AMÉRICA

Enquanto se prepara para ultrapassar os 700 milhões de dólares em receitas de bilheteira com “Os Vingadores: A Era de Ultron” e enquanto começa o lançamento de “Homem-Formiga” para Julho, a Marvel iniciou esta semana a rodagem do novo filme da saga “Capitão América” em Atlanta.

Depois de ter facturado outros 700 milhões no ano passado com o segundo filme deste super-herói (“Capitão América: O Soldado do Inverno”) e 400 milhões com o primeiro, em 2011, (“Capitão América: O Primeiro Vingador”), a empresa de Stan Lee anunciou esta semana o início das filmagens de “Capitão América: Guerra Civil”, com lançamento mundial previsto para 6 de Maio de 2016.

A Chris Evans, que ressuscitou a sua carreira ao ser escolhido para interpretar o herói, junta-se uma parte considerável dos seus companheiros dos “Vingadores”. Confirmados esta sexta-feira pelo estúdio estão Robert Downey Jr. como Tony Stark/Homem de Ferro, Scarlett Johansson como Natasha Romanoff/A Víuva Negra, Jeremy Renner repetindo o seu Clint Barton, Don Cheadle como Jim Rhodes/Máquina de Guerra e Paul Bettany. Novidades do elenco: Paul Rudd, que regressa a este universo como “Homem-Formiga” meses antes da estreia do “seu” filme, o catalão Daniel Bruhl como o vilão Helmut Zemo, Martin Freeman que conhecemos das sagas “Senhor dos Aneis” e “Hobbitt” e o veterano William Hurt, que já não víamos nestas vidas desde “O Incrível Hulk”.

A história de “Capitão América: Guerra Civil” vai começar onde “Os Vingadores: A Era de Ultron” terminou, desta vez com o Capitão a liderar o grupo de Vingadores na sempre difícil tarefa de salvar a humanidade. Depois de um novo incidente internacional, cresce a pressão para instalar um sistema de controlo que defina quando este grupo pode e deve actuar na salvação do Mundo. As novas regras que serão impostas vão dividir os Vingadores, mas as divergências serão postas de lado perante a ameaça de um novo vilão (Bruhl).

Com três “Homens de Ferro”, três “Capitão América”, dois “Thor”, dois “Vingadores”, irá a Marvel descansar um pouco? Não parece! O estúdio já confirmou os seus planos até… 2019! A saber: “Doctor Strange” (2016), “Guardiões da Galáxia 2” (2017), “Thor: Tagnarok” (2017), novo filme do “Homem-Aranha” com título ainda por designar (2017), “Os Vingadores: Infinity War Parte 1” (2018), “Os Vingadores: Infinity War Parte 2” (2019), “Inhumans” (2019). Conte ainda com “Deadpool” com Ryan Reynolds e “Doctor Strange” intepretado por Benedict Cumberbatch em 2016 e um “Black Panther” em 2018.

Se para Downey Jr, Scarlett Johansson, Chris Evans ou Paul Bettany esta previsão significa não temer o desemprego nos próximos anos, para o produtor e ícone norte-americano Stan Lee de 92 anos, o rosto da Marvel nas últimas décadas que ainda se mantém no activo, significa terminar uma carreira de décadas em beleza…

Miguel Monteiro
( sigam o Miguel aqui )