A&D | ESCAPE DE FIM DE SEMANA – CASA DUNA

Bons Rapazes Casa na Duna 9

Esta casa de praia revestida a madeira está incorporada nas dunas de areia de uma ilha holandesa, com vista para o Mar do Norte.

Foi a empresa Marc Koehler Architects quem a projectou para dois irmãos e as suas famílias, num terreno de areia na ilha de Terschelling, localizada na costa norte dos Países Baixos.

A forma cristalina da residência é revestida por uma combinação de vidro e tiras de cedro vermelho, e metade dela está afundada na areia.

Bons Rapazes Casa na Duna 1

Bons Rapazes Casa na Duna 4

Os quartos estão localizados no porão da residência, enquanto os espaços de convívio estão distribuídos pelos níveis superiores, para assim tirar proveito da vista para o mar.

As forças da natureza predominantes no ambiente – o mar, o sol e os padrões de vento locais – determinaram o design da casa como se tivessem sido eles a esculpir a casa “, disseram os arquitectos.

O resultado é um objecto arquitectónico peculiar, com lados muito diferentes entre si. A areia que engole a casa também a enquadra com o meio ambiente.

Bons Rapazes Casa na Duna 8

Os materiais escolhidos para o projecto tiveram como base as texturas e cores da paisagem. Cinza, ocre, tons de castanho e verdes foram aplicados em ambas as superfícies, interior e exterior.

Restringimo-nos a essas cores básicas para nos certificarmos de que nada no projecto iria parecer fora do contexto.

O telhado e fachadas foram revestidos por tiras de cedro vermelho, não tratadas, que envelhecerão ao longo do tempo, passando de ocre para cinzento prateado.

A cave cinza mais escuro assemelha-se aos depósitos de rocha basáltica da ilha, enquanto o tom usado nos níveis superiores do edifício é de um castanho claro que faz referência às dunas de areia.

A aparência da casa vai alternar entre as estações do ano e a paisagem circundante: mais escuro nas estações chuvosas, brilhante e reflexiva no verão

Bons Rapazes Casa na Duna 6

Bons Rapazes Casa na Duna 7

O interior está organizado numa série de plataformas escalonadas que dividem descanso, jantar e áreas de dormir.

A madeira pálida e a escada que sobe à volta de uma chaminé preta no centro do plano liga os espaços e paredes feitas de ripas de madeira de nogueira escura aos quartos e casa de banho.

A Casa Duna é inspirada na experiência de dar um passeio pelas dunas, para cima e para baixo, à procura do local em que somos capazes de obter a melhor vista para o mar.