Fim de semana na Costa Alentejana

Disse que ia escrever sobre o fim de semana passado e vou fazê-lo mesmo. É como diz o anuncio: “porque ele merece”.

E merece, foi um fim de semana que precisa de ser partilhado para extravasar e tentar contagiar-vos com toda a boa energia que armazenei naqueles 3 dias.

Já devem ter percebido que uma das coisas que nos dá mais gozo é sair da rotina, libertarmo-nos do stress diário da cidade e arrancar para destinos que nos preenchem e trazem de volta o bem estar, energias, a consciência e ideias no sítio. Umas vezes é feito a “abrir” (tipo isto). Mas noutras sabe muito bem a tranquilidade, acesso limitado à net e a família por perto – o último fim de semana foi destes e foi muito bom.

Cenário perfeito: Costa Alentejana, estradas lindas junto à costa com o destino Naturarte Campo, mesmo junto a Vila Nova de Mil Fontes, mais propriamente na aldeia de São Luis. É um Turismo Rural que merece ser refereneciado por diversas razões – conforto, qualidade no serviço, nos produtos locais que servem e actividades agradáveis para quem, como eu, se farta de estar de “papo para o ar”.

O conforto é de facto uma das qualidades deste turismo de habitação, sabemos que muitos deles não dão grande importância ao detalhe mas aqui sentimo-nos num espaço novo, actual, de qualidade, em ambiente rural. Match perfeito.

As primeiras horas neste espaço deram-nos de imediato a certeza de que iam ser dias muito bons. Ao jantar tivemos uma experiência gastronómica que nos foi apresentada como refeição campestre em que os ingredientes locais e secretos (aquela carne!!) nos deixaram prontos e satisfeitos para um serão muito bom com o Rui, um dos proprietários da Naturarte, que entreteve com contos para todas as idades, intervalados com acordes de música celta. Qual televisão. Embalados por este ambiente retirámo-nos que o dia seguinte prometia.

Depois de um pequeno almoço que não apetecia que terminasse nunca – se forem atirem-se aos croissants e aos doces caseiros – fomos dar a nossa volta habitual pela zona que já conhecemos há muitos anos e onde já vivemos tanto. Mil Fontes, Zambujeira, Carvalhal, tudo estava no mesmo sítio, felizmente, que a costa alentejana ainda tenta manter a sua identidade. Que nunca a perca!

Este fim de semana nunca estaria completo sem uns percebes no centro da Zambujeira e a ida habitual à Tasca do Celso. Check-in em cada um dos spots e um passeio a cavalo incrível pelos montes da aldeia de São Luis completaram o fim de semana de Páscoa que prometemos a nós próprios repetir. E que vos aconselho a fazer rapidamente! Mas não contem a ninguém, a Costa Alentejana ainda é um dos nossos segredos.

TF

Explorem a Costa Alentejana neste artigo do Público, por exemplo.
Sigam a Naturarte no Facebook para saberem de todas as iniciativas e promoções. Aqui.

Sigam-nos no Instagram e no Twitter.

Bons-Rapazes-Alentejo27Bons-Rapazes-Alentejo19Bons-Rapazes-Alentejo20Bons-Rapazes-Alentejo21Bons-Rapazes-Alentejo22Bons-Rapazes-Alentejo26Bons-Rapazes-Alentejo15Bons-Rapazes-AlentejoBons-Rapazes-Alentejo08Bons-Rapazes-Alentejo23Bons-Rapazes-Alentejo24Bons-Rapazes-Alentejo25Bons-Rapazes-Alentejo16Bons-Rapazes-Alentejo09Bons-Rapazes-Alentejo14Bons-Rapazes-Alentejo10Bons-Rapazesno-AlentejoBons-Rapazes-Alentejo13Bons-Rapazes-Alentejo12Bons-Rapazes-Alentejo03Bons-Rapazes-Alentejo11Bons-Rapazes-Alentejo28Bons-Rapazes-Alentejo17Bons-Rapazes-Alentejo18Bons-Rapazes-Alentejo06Bons-Rapazes-Alentejo05Bons-Rapazes-Alentejo02Bons-Rapazes-Alentejo01  Bons-Rapazes-Alentejo04     Bons-Rapazes-Alentejo07