BMW R nineT por João Miguel

BMW RnineT Bons Rapazes14_04

Há umas semanas atrás recebi um email do João a picar. Daqueles emails de desafio em que convidava a uma visita a Brighton, onde ele mora, para passarmos o fim de semana a experimentar a novíssima BMW R nineT. Infelizmente não pude ir mas com bastante pena, esta é uma mota que já deu e ainda vai dar bastante mais que falar e pela qual tenho bastante curiosidade.

Na impossibilidade de ir, convidei o João a escrever sobre o seu fim de semana e sobre o comportamento deste pequeno bicho.

TF

Sushi knife | BMW R nineT

As japonesas que se cuidem. A nova BMW R nineT é uma verdadeira faca de Sushi e está pronta a cortar qualquer Yamaha MT-01 ou XJR1300 aos bocadinhos. Desde os 8 anos de idade que ando de mota e aos 23 tenho a oportunidade de guiar e testar a mota que vai marcar uma década. A mota mais desejada do momento e que apesar de ainda não ter sido lançada, já só conseguirão por as mãos numa lá para meados de novembro de 2014!

O chassis é o mesmo da R1200R, o motor quase igual mas não sabe ao mesmo! Definitivamente, a nineT é desprovida de qualquer mariquice que encontram numa mota moderna. É pura, bruta e bestial.

Não há punhos aquecidos, não há controlo de tração nem diferentes modos de condução opcionais, não há indicadores de temperatura do ar nem indicador de autonomia, etc. etc.!

O que há sim é um guiador, manómetros de velocidade e aceleração, piscas, buzina, espelhos retrovisores e indicador de engrenagem atual! That’s it!

Ah, e caso estejam a perguntar-se como é que 110cv de potência param tão depressa como aceleram – dois discos na roda frontal com pinças Brembo e com ABS. It does the job just fine.

Escolhi a Isle of Wight como destino para o fim-de-semana com a nineT, a famosa ilha festivaleira no sul de Inglaterra. O caminho de Brighton até ao ferryboat em Portsmouth passou a voar, mas guiar a R nineT na autoestrada do Sul é um trabalho difícil com tantos radares e controlos de velocidade. Claramente não é uma mota feita para autoestrada. A posição de condução e a falta de proteção do vento não são nada favoráveis numa mota na qual é difícil andar devagar.

A verdadeira diversão chegou quando entrei na ilha. Sem autoestradas, curvas, curvas e mais curvas, uma paisagem fantástica e o sol a brilhar.

É este o habitat da nineT. E acreditem em mim, vocês só vão querer curvas para a esquerda nesta mota! O som do Akrapovic de dupla ponteira soa ainda melhor quando abafado numa curva à esquerda! É uma autêntica banda sonora que acumula 90 anos de experiência duma marca como a BMW Motorrad.

O motor? Nada de novo a acrescentar. Quem gosta de motas sabe que o motor boxer da BMW é um motor robusto, super redondinho e sempre com “a bala na câmara” pronta a disparar! A transmissão não podia ser mais suave. O veio de transmissão comum que se encontra acoplado aos motores boxer é o perfect match. Pouca manutenção necessária, praticamente não se ouve o mudar de engrenagem e a embraiagem funciona incansável e levemente em qualquer das seis mudanças.

All in all a BMW atingiu mais uma vez o top notch do motociclismo. Depois do sucesso com a R1200GS, a nineT comprova o porquê da BMW continuar a vender cada vez mais e mais motas a cada trimestre em todo o mundo. A febre das café-racer está de volta e a nineT oferece uma excelente base para qualquer trabalho de personalização individual, ou não tivesse a mota sido desenhada pelo grande Roland Sands e pelo Ola Stenegard.

Eu fiquei apaixonado e quero uma para fazer a estrada da Praia Grande ao Guincho. Todos os dias. Todo o Verão.

 

João Miguel

Fotografias por Tiago Cabral

Sumário do fim-de-semana:

Distancia percorrida

  470 km

Consumo medio

  6.0 l/100km

Velocidade media

  44 km/h

Velocidade máxima atingida

  220 km/h

 

Especificações técnicas:

http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/fascination/nineT/main.html

BMW RnineT Bons Rapazes14_00 BMW RnineT Bons Rapazes14_02  BMW RnineT Bons Rapazes14_05 BMW RnineT Bons Rapazes14_06 BMW RnineT Bons Rapazes14_10 BMW RnineT Bons Rapazes14_11 BMW RnineT Bons Rapazes14_12 BMW RnineT Bons Rapazes14_14 BMW RnineT Bons Rapazes14_15 BMW RnineT Bons Rapazes14_17 BMW RnineT Bons Rapazes14_19