A&D | ESCAPE DE FIM DE SEMANA – SOMMARHUS AKENINE, SUÉCIA

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 1

‘Numa casa de Verão, uma certa quantidade de minimalismo pode ser calmante da mente’. Assim defende o arquitecto Johan Sundberg, designer da Sommarhus Akenine, que fica no Sul da Suécia. Simplicidade, foco, e objectivo são as suas ferramentas para conseguir o tal minimalismo deste refúgio de dois quartos que tem o Mar Báltico como jardim da frente e uma floresta marítima nas traseiras.

E se os Escandinavos têm uma queda para linhas direitas, o seu design é facilmente identificável pelas fachadas rectas e quadradas e pela simplicidade da estética que chega a imprimir mais impacto do que um design complexo. Neste caso, o arquitecto teve o cuidado de garantir que a a geometria recta não deitaria abaixo o objectivo da casa. Assim, assentou-a em vigas de aço e incluiu paredes de janelas para inundar a casa de luz de um lado ao outro.

Mesmo o design interior joga directamente contra o inesperado. E os pisos brancos, as paredes brancas, e a cozinha eficiente são os melhores exemplos da estética interior Escandinava.

Mas para evitar que as coisas ficassem muito sérias, a parede focal da sala foi pintada com um padrão de cores vivas.

Será, então, a simplicidade calmante para a mente? É, certamente, uma questão de gosto mas, diríamos, que não nos importávamos de passar um fim de semana aqui só para tirar as teimas!

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 2

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 3

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 4

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 5

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 6

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 7

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 8

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 9

Bons Rapazes Sommarhus Akenine 10