‘Numa casa de Verão, uma certa quantidade de minimalismo pode ser calmante da mente’. Assim defende o arquitecto Johan Sundberg, designer da Sommarhus Akenine, que fica no Sul da Suécia. Simplicidade, foco, e objectivo são as suas ferramentas para conseguir o tal minimalismo deste refúgio de dois quartos que tem o Mar Báltico como jardim da frente e uma floresta marítima nas traseiras.
E se os Escandinavos têm uma queda para linhas direitas, o seu design é facilmente identificável pelas fachadas rectas e quadradas e pela simplicidade da estética que chega a imprimir mais impacto do que um design complexo. Neste caso, o arquitecto teve o cuidado de garantir que a a geometria recta não deitaria abaixo o objectivo da casa. Assim, assentou-a em vigas de aço e incluiu paredes de janelas para inundar a casa de luz de um lado ao outro.
Mesmo o design interior joga directamente contra o inesperado. E os pisos brancos, as paredes brancas, e a cozinha eficiente são os melhores exemplos da estética interior Escandinava.
Mas para evitar que as coisas ficassem muito sérias, a parede focal da sala foi pintada com um padrão de cores vivas.
Será, então, a simplicidade calmante para a mente? É, certamente, uma questão de gosto mas, diríamos, que não nos importávamos de passar um fim de semana aqui só para tirar as teimas!