O RANGER da TUDOR

Este ano, para celebrar o 70º aniversário da expedição britânica ao norte da Gronelândia, a TUDOR irá apresentar o modelo Ranger, um relógio-ferramenta que personifica o espírito ousado desta aventura, munido de um Calibre de Manufatura MT5402, uma caixa de 39 mm e um fecho com sistema de ajuste rápido.

Foi a 8 de julho de 1952 que a expedição britânica ao norte da Gronelândia saiu de Deptford, um distrito às margens do rio Tamisa, para levar a cabo uma missão científica de dois anos com o objetivo de estudar os lençóis de gelo da Gronelândia. Equipados com o derradeiro modelo Oyster Prince, o primeiro relógio da TUDOR que combinava corda automática e estanquidade, os membros da expedição, principalmente cientistas e marinheiros britânicos, conduziram levantamentos glaciológicos e sísmicos aprofundados em vários locais. A TUDOR pediu-lhes que reunissem dados de desempenho para os 30 relógios Oyster Prince que seriam utilizados em condições extremas. Este espírito aventureiro dos pioneiros da exploração ártica é homenageado com a chegada de um novo modelo acessível na linha Ranger que combina tecnologia relojoeira de ponta e estética com uma dimensão histórica.

A história da designação “Ranger” é muito anterior à expedição britânica ao norte da Gronelândia. Embora esta inscrição nunca tenha constado nos relógios TUDOR utilizados entre 1952 e 1954 pelos membros da expedição, os modelos Ranger lançados posteriormente perpetuaram o conceito emergente de relógio de expedição: um instrumento robusto, prático e acessível.

A origem da linha TUDOR Ranger remonta a 1929, ano em que Hans Wilsdorf registou o nome “Ranger”, três anos após o registo da marca “The TUDOR”. Inicialmente, a designação não se destinava a este modelo específico, mas sim a vários relógios da coleção TUDOR para lhes conferir um caráter aventureiro. A estética do Ranger tal como a conhecemos só surgiu nos anos 1960. Caracteriza-se por grandes algarismos árabes, revestidos com material luminescente, às 3 (nos modelos sem visualização da data), 6, 9 e 12 horas, assim como por ponteiros com um design único.

Ao longo da história, existiram diversas variações deste modelo, incluindo exemplares com e sem visualização da data, equipados com corda automática ou corda manual e mostradores inicialmente ornados com a rosa TUDOR que foi, em seguida, substituída pelo emblema do escudo. Por fim, em 1973, foi criada uma versão do Ranger com bracelete integrada, denominada “Ranger II”.