SR. FATO – GUIA PARA FATOS DE NOIVO (VOU CASAR O QUE DEVO VESTIR?)

Boas Rapazes, penso que muitos de vós ansiavam este post! Desde que comecei a página no instagram que este foi o tema que mais me pediram para escrever, casamentos!

srfato

Já não vivemos na época em que as regras do social eram bem definidas, que alta sociedade abria a sua época e começavam os bailes lindíssimos que podemos ver nos filmes e séries. Hoje em dia, a formalidade foi perdendo a sua força, o desconhecimento da beleza que é usar um traje formal, tornou estas festas em autênticos bailes de carnaval! As senhoras vestem vestidos longos, curtos, calças, chapéus, enfim a escolha é muita e sinceramente ainda bem que assim o é, todos nós gostamos de deixar as senhoras brilhar, mas quanto aos homens… onde colocaram o vosso gosto e aprumo? T-shirts, camisas para fora das calças, gravatas sem casaco, calças chino, ténis, fatos mais brilhantes que uma bola de espelhos, acho que não preciso referir mais casos pois não?

Casamentos são hoje um dos eventos mais formais que um cavalheiro costuma ir. São sempre eventos de muita fantasia por parte dos noivos, os temas são variados e por vezes exagerados e nós cavalheiros gostamos de simplicidade, boa aparência, classe e acima de tudo estilo, com tudo o que essa expressão acarreta.

O dresscode deve ser bem definido e respeitado por quem convida e por que é convidado. Este código de vestuário é muito variado, mas por norma deve ser sempre dividido em duas opções, manhã e tarde.

Casamentos de manhã 

Consideramos de manhã os casamentos celebrados no período antes do almoço e que seguem a festa para o resto do dia. Antes o período era definido pelo pôr do sol, mas dado que já é demasiado complicado explicar todas estas regras simplificamos assim.

O dresscode mais indicado para estes casamentos é o Morning Dress, chamado em Portugal de Fraque. Este é o traje mais usado pelos portugueses para casamentos. Casaco preto ou cinza com abas, lapelas em bico largas, colete colorido, geralmente em creme, cinza ou azul claro, as calças cinzentas de risca preta e sapatos Oxford pretos. A camisa deve ser branca e usada com gravata a gosto. Esqueçam o muito vendido plastrão, aquela espécie de lenço largo com uma pérola no centro… é antiquado e não tem muito estilo.

Quando escolhemos o fraque como traje para o nosso casamento, devemos informar os convidados a comparecer desta forma. Caso não queiramos sobrecarregar as carteiras dos nossos convidados com a compra de um traje, que na maior parte dos casos só o usa uma vez, então devemos colocar como segunda opção, o fato clássico, azul escuro ou cinza de forma a manter uma coerência nos looks do casamento. Nestes casos o Noivo, os Padrinhos e os Pais vestem fraque os restantes convidados é opcional.

Casamentos de Tarde

Consideramos tarde as celebrações que são depois da hora de almoço. É discutível o uso de dois trajes nestes casos, porque sendo de dia ainda faz sentido usar fraque, mas dado que a festa se prolonga para a noite então deveríamos optar pelo uso de Dinner Jacket/ Black Tie, também conhecido por Tuxedo ou em Portugal de Smoking.

O Smoking é utilizado a partir das 19:00h de forma a ser perto da hora de jantar. Portanto casamentos que começam a partir das 18:00h já é “obrigatório” o uso deste traje. Mas dividindo a manhã e a tarde pelas refeições sabemos que um casamento que começa a partir das 15:00h ou 16:00h já só inicia a sua festa perto da hora de jantar e visto que já não se troca de traje, cabe aos noivos decidir o que melhor se enquadra para o seu dresscode. Faz sentido usar fraque porque as fotos serão em grande parte durante o dia, mas ao jantar devem usar smoking por isso até faz mais sentido usar este traje, nestes casos.

Para um dresscode Black Tie / Smoking devemos usar, o casaco preto ou azul meia noite, de lapelas em seda pretas, botões forrados, camisa branca, plissada ou não, com colarinho normal, calças pretas com um só galão em seda preta. (Galão é a tira lateral que acompanha a calça) Os sapatos devem ser pretos, de preferência em verniz, modelo Oxford cap toe ou opera pump.

Os convidados devem acompanhar o dresscode, com um smoking ou com um fato escuro, de preferência, negro com laço.

Casamento Mais informal

Embora seja um dos momentos mais importantes da sua vida, há quem opte por levar as coisas de forma mais ligeira e recorra ao menos formal.

Existem milhares de formas de vestir em casamentos deste tipo, mas vou apenas falar dos que mais se aproximam dos fatos.

Casamento de Fato – Como costumo dizer-vos diversas vezes, o fato pode ser usado de diversas formas e ser mais ou menos formal. O fato que aqui falamos é o fato mais comum, aquele que vem à vossa mente sempre que se fala em fatos.

Num casamento assim, o dresscode é apenas este, fato e gravata é o mínimo que se pede.

Casamento na Praia – Existem variações neste tipo de eventos, porque se trata de um evento mais informal, ao ar livre e que por norma a temperatura é alta. Depende muito do que os noivos vos pedirem, mas não se admirem que possam surgir opções que vão do fato aos calções. Não estranhem!

Casamento temático – Há literalmente “malucos” para tudo! É saudável que assim seja. Nos casamentos pode haver classe, mas também muita fantasia e há quem goste de fantasiar ao ponto de se tornar um verdadeiro cenário de outros tempos ou outros mundos. A imaginação não falta nestes momentos e se no dresscode vos aparecer algo como, medieval, reis e rainhas, nomes de filmes ou algo do género, já sabem que vão ter de esquecer tudo o que acham normal e alinhar em algo completamente fora da caixa.

Espero que vos tenha ajudado na escolha de um traje para o vosso casamento! Em breve falo sobre a minha opção para o meu grande dia! Sigam @senhorfato no instagram e partilhem este post com todos os amigos, noivos ou convidados que conhecem!