SR. FATO – QUE CUIDADOS DEVO TER COM O MEU CHAPÉU?

Boas Rapazes, podem dizer-me que esta não é a melhor altura para falar de chapéus, mas enganam-se porque apesar de não haver sol, há chuva e frio e como sabem um chapéu aquece sempre a nossa cabeça! Mas perguntam vocês, então e ao fim do dia como cuido do meu chapéu? Aguenta tudo? Posso só o deixar em qualquer lado e no dia seguinte ele está igual?

Há diversos chapéus de diferentes formatos e até materiais, mas os cuidados mantêm-se muito parecidos apesar da diversidade. A seguinte lista é um conjunto de cuidados básicos para mantermos os nossos chapéus sempre em bom estado e com aquela pinta de verdadeiro gentleman!

1-      Arejar para seco ficar! 

É comum transpirarmos da nossa testa e então quando fazemos longas caminhadas de chapéu na cabeça é natural que fiquemos com uma pequena estufa dentro deste acessório! Lembram-se de quando eram jovens e vos colocavam o boné? Passadas umas horas a correr na brincadeira suava bastante e depois de seco o boné ficava com umas manchas delineadas a branco, essa é uma consequência do nosso suor e de não colocarmos o chapéu a arejar. Geralmente existe uma tira no interior que absorve o suor e pode ser desdobrada para que não fique encostada diretamente ao material exterior do chapéu. A dica que vos deixo é que coloquem o chapéu durante umas horas com a fita desdobrada e meio de fora de uma mesa para permitir o ar circular por dentro do chapéu!

Com a chuva, devemos secar o nosso chapéu naturalmente e não utilizar secadores de cabelo que possam danificar o material.

 

2-      Pegar com todo o cuidado!

Vão me dizer que o movimento de tirar o chapéu agarrando na parte superior é já icónico e que destruir essa imagem até posso vir a ser torturado, mas na verdade esse gesto é a coisa mais errada no que toca a chapéus! Agarrar a parte superior do chapéu pode deformar ao longo do tempo e depois, meus amigos, já não há nada a fazer… A forma correta é agarrar a partir das abas, com as duas mãos para que estas não desformem também!

 

3-      Escovar com suavidade

O uso de uma escova de cerdas macias é sempre o ideal para não danificar os mais diversos materiais dos chapéus. O movimento de limpeza deve ser sempre de dentro para fora, de forma a retirar o pó e a sujidade que vai acumulando. Se tiverem este hábito de limpar os vossos chapéus sempre que utilizam então já é meio caminho andado para estarem sempre impecáveis!

4-      Evitar água!

Não é necessário lavar um chapéu. Se seguirem o ponto 3 com cuidado o vosso chapéu está bem tratado, não precisa ser sacrificado com o pano húmido que tanto gostam de aconselhar!

5-      Onde guardar?

Sabem aquele monte de roupa que acumula na cadeira do quarto? Esse é sem dúvida, o pior inimigo de todo o guarda roupa masculino e os chapéus devem fugir dele a setes pés! Um suporte específico de chapéus é o ideal e tanto pode ser de pousar numa estante de roupeiro ou de pendurar na parede, qualquer um resulta muito bem. Também podem guardar este acessório numa caixa específica para chapéus, mas aconselho a identificarem muito bem que chapéu está no interior, facilita bastante a vossa vida!

6-      O meu chapéu serve-me na perfeição!

Um dos maiores cuidados é sem dúvida comprar na medida certa. Ter um chapéu que não nos serve pode ser mau para a nossa saúde, pois pode estar demasiado apertado ou mau para a nossa carteira, pois se estiver grande estará sempre a cair e com isso lá vêm as despesas!

Antes de comprarem o vosso chapéu, peguem uma fita métrica e meçam a vossa cabeça, com essa medida sabem qual o tamanho ideal para que o chapéu fique perfeito!

 

Para mais dicas como estas sigam @senhorfato no Instagram!