Sr. Fato – Sr. Fato Aperta o Laço, Sr. Fato aperta-o bem. BOM ANO 2021!

Boas Rapazes, já cantava Maria Clara, “Ó José Aperta o Laço, Ó José aperta-o bem…” Neste caso é o que o Sr.Fato vai fazer no Réveillon e vocês o que sabem sobre laços?

Os laços podem ser conotados com a extravagância, com a intelectualidade e até com muitas outras formas de estar, porque aquilo que vestimos está, naturalmente, ligado com aquilo que somos. Se olharmos atentamente para a figura de um homem de laço, podemos apontar-lhe uma data de estereótipos, é professor, arquiteto, músico, garçom (empregado de mesa), vai a um casamento, é antigo, extravagante, intelectual, é do contra… enfim acho que são incontáveis e já estão a perceber onde quero chegar. Não é um acessório que se use sem que haja alguém que não olhe de forma atenta, chama à atenção quer queiramos ou não.

Podemos ser inocentes ao ponto de dizermos que um homem que usa laço, nunca pensou sobre o que os outros pensam do seu estilo, mas não estaríamos a ser sinceros. Os laços dependendo do seu contexto podem ser ou não vulgares, se estivermos num evento formal em que o dresscode seja white tie ou black tie, ninguém nos vai apontar um dedo que seja! É normal e recomenda-se que se use o laço branco ou negro, a não ser que se lembrem de colocar algo bem colorido o que é um erro enorme. No caso de não estar num evento assim, é bom que saibamos com mestria conjugar um laço discretamente indiscreto. Como assim? perguntam vocês e com razão. A resposta é esta, o laço é indiscreto pois realça o nosso colarinho de uma forma diferente ao que a gravata faz, é mais curto e deixa parte do peito da camisa descoberto e preenche mais o nosso pescoço com volume, mas se for dentro de tons suaves ou não contrastantes não faz o efeito de destaque e por essa razão é discreto.

Hoje em dia a gravata e o plastrão são os acessórios que mais se usam, daí o laço quase ter desaparecido, tirando as utilizações no formal como já tinha referido. Nem todos os homens sabem como dar o seu nó, por essa razão compram laços já feitos, isto é, existem laços clássicos, os pré-feitos e até de clip para o colarinho, mas quem realmente gosta de um bom laço, manda fazer por medida e aprende a dar o nó corretamente, mas atenção aos laços que usam, seda, lã, algodão ou poliéster e veludo são os mais comuns, tudo o que seja de madeira, penas ou outro tipo de materiais, são mais excêntricos e pouco ligados à figura do cavalheiro clássico.

Por curiosidade, aconselho todos a experimentar, pelo menos uma vez na vida, a sensação de usar um laço! Já sabem os vossos amigos, não vos vão poupar nos comentários, pois o destaque que o laço tem, não combina com atitudes mais reservadas ou figuras que querem passar despercebidas.

Por agora, invistam no laço negro para o smoking e sejam felizes na vossa passagem para o ano 2021!

Votos do @senhorfato