Sr. Fato – Como guardar cuidadosamente os sapatos?

Boas Rapazes, costuma-se dizer que é pelos sapatos que sabemos quem realmente se sabe vestir bem, isto é, sapatos bem cuidados e de qualidade são indicador de bom gosto e cuidado com a imagem, mas como é que sabemos que os nossos sapatos estão de acordo com estes parâmetros?

Ora bem, cuidar dos sapatos tem muito que se lhe diga, principalmente no que toca à limpeza e tratamento das peles, mas o que vamo-nos focar no cuidados na arrumação dos mesmos. Depois de passarmos muitas horas com os nossos sapatos calçados, estes ficam com a humidade natural da nossa transpiração, criando odores desagradáveis e com deformações também naturais do nosso andar.

Guardar bem os sapatos depois de um dia duro com todo o peso do nosso corpo e andar em diferentes pisos, devemos usar formas para manter o seu formato o mais próximo do original. As formas podem ser de plástico ou de madeira, sendo sempre preferível de madeira de cedro porque com a sua capacidade de absorção a madeira evita que a humidade seja absorvida pela pele dos sapatos e geralmente estas formas são as mais aproximadas do formato do pé, mantendo o sapato bem preenchido, o que as formas de plástico não o conseguem fazer tão bem.

Outra forma de absorção de humidade é feita com jornais cuja eficácia não se compara com a madeira, mas que já faz a diferença, para quem não deseja investir algum dinheiro em formas para os sapatos. Esta forma pode ser feita em casa, juntando diversas folhas de jornal e compactar muito bem dentro do sapato, enchendo bem todo o seu interior, ou então aproveitando os papeis que geralmente vêm dentro dos sapatos logo assim que os compramos.

 Agora que cuidámos do interior devemos também ter em atenção que para os guardar devidamente, devemos proteger o seu exterior. O ideal seria colocar os sapatos em prateleiras devidamente apropriadas para o efeito, mas caso não exista essa possibilidade temos de ter em conta que os sapatos devem estar em locais com pouca luminosidade e de temperatura controlada, para evitar demasiada exposição à luz e a condições de humidade ou ambiente demasiado seco. Uma das soluções que podemos adotar é a utilização das caixas originais dos sapatos e colocá-los debaixo da cama por exemplo e nunca mas nunca colocar sapatos por cima uns dos outros, só irá provocar maior deformação.

Estes são os cuidados mais importantes ao guardar um par de sapatos, para que durem muitos anos e compensem o seu investimento.

Para mais dicas como estas sigam @senhorfato no instagram.