CINETENDINHA | ESPECIAL STEVE MCQUEEN

Especial Steve McQueen

Esta semana todos os olhares vão dar a Small Axe, a série de longas-metragens que está na HBO Portugal. Dos cinco filmes de Steve McQueen sobre a comunidade negra de Londres, Rui Pedro Tendinha destaca dois. Não é tv, é mesmo cinema.

 

Lovers Rock, de Steve McQueen (HBO Portugal)

Dentro da série dos cinco filmes do realizador de 12 anos Escravo disponíveis na HBO Portugal, este é o menos panfletário. A história de uma festa jamaicana numa casa londrina onde há espírito de comunidade, muita erva, álcool, romance e jah. Um filme sensual sobre atração de corpos e a perdição da dança. Steve McQueen faz uma instalação sobre a química entre homens e mulheres. Um filme que teve o carimbo de Cannes 2020…

 

Mangrove, de Steve McQueen (HBO Portugal)

Um filme com causa: o processo em tribunal dos nove de Mangrove, um caso que marcou o triunfo de nove negros que provaram na justiça racista da Inglaterra dos anos 1960 que foram alvos de assédio e violência por parte da polícia de Notting Hill. 

Steve McQueen está a filmar com um refinamento incrível e consegue fazer um filme panfletário sem ser paternalista. Mangrove, como filme de tribunal, acaba por ser mais arrebatador do que o recente Os 7 de Chicago, de Aaron Sorkin.