Sr. Fato | Vão querer usar este casaco nestes dias de chuva!

Boas Rapazes, ao que parece está a passar por nós a depressão Bárbara, chuva, ventos fortes e frio será o que nos espera para os próximos dias, por isso lembrei-me de vos deixar uma peça de roupa que fará toda a diferença no momento em que saírem de casa e não tiverem convosco o vosso guarda-chuva, falamos hoje da Gabardina!

Como tudo começou…

O casaco que chamamos de gabardina ou gabardine (correto das duas formas) é conhecido pelo mundo fora como “Raincoat” casaco de chuva ou “Trenchcoat” o casaco das trincheiras, por este ultimo nome podíamos dizer que nasce durante a 1ª guerra mundial, mas temos de recuar um pouco antes para perceber realmente de onde vem.

Em 1822 é registado com o nome Índia Rubber Cloth, por Charles Macintosh, um tecido com duas camadas de algodão e uma de borracha que serviria para fazer o então famoso casaco “Mac”. Os Macs tiveram um pequeno azar, porque serviriam para manter o seu utilizador seco e quente, mas pelo contrario só faziam suar e tinham um cheiro, nada agradável.

No entanto não foi este senhor que inventou o casaco em si, nem ao certo vou saber responder-vos a esta questão porque em 1853, John Emery regista o seu novo tecido Aquascutum, que quer dizer Escudo de Água e com esse mesmo nome forma a empresa que reclama como invenção sua o casaco que hoje vos trago. Perguntam vocês, mas então não foi a Burberry que inventou este casaco? Pois era ai que queria chegar.

Em 1856, Thomas Burberry cria a sua marca, mas só em 1879 é que inventa a tão famosa gabardina, que é o nome do tecido, à prova d’água, com ligamento sarja e que é bastante respirável. Tanto a gabardina da Burberry’s como a Aquascutum, entraram facilmente na indumentária militar e civil da época e claro os casacos de Trincheira ficaram extremamente conhecidos.

Como chegou aos dias de hoje?

Depois da guerra muitos dos soldados que tinham os seus casacos, continuaram a usá-los no seu dia a dia, porém com a chegada da segunda guerra mundial, voltaram “à carga” e com isso sofreram algumas alterações, usando diferentes tecidos e claro encurtando o “trenchcoat” evoluindo para o field jacket que conhecemos hoje.

A marca Burberry’s tornou-os moda e é com diversas estrelas de Hollywood que o Trenchcoat ganha a sua fama, por exemplo Humphrey Bogart, Audrey Hepburn ou até a mais recente Meryl Streep. Também nos remete para a infância com o Inspector Gadget ou até para o lado do crime, com os exibicionistas ou vendedores de peças roubadas!

 

Como identificar um Trenchcoat ou um raincoat?

Este casaco é bastante elegante e torna a postura muito vertical. É assertoado, com 10 botões divididos em duas fileiras de 5, aba no peito para apoio das armas, cinto para manter o casaco fechado, tiras com fivelas nos punhos para fechar a entrada do frio e bolsos fechados, como o casaco do Sr. Fato, mas pode ser um casaco singlebreasted com apenas uma fileira de botões, tapada por uma carcela, mangas raglan que permitem mais liberdade de movimentos, tem bolsos falsos para unir as mãos e um bolso interior na coxa esquerda para colocar o jornal sem ficar totalmente encharcado.

Normalmente as cores são o bege e o preto, este último muito ligado à cultura musical gótica.

Por ser muito confortável e versátil, é uma peça indispensável no guarda roupa de inverno de um cavalheiro. Podemos utiliza para obter um look mais militar ou apenas para dar vida quando no inverno usamos cores mais escuras e de certa forma mais tristes.

É o casaco ideial para estes dias de vendaval e com o chapéu certo, não há quem vos diga que não têm um estilo 5 estrelas!

Sigam o @senhorfato no Instagram!