ESCAPE DE FIM DE SEMANA | SNAKE HOUSES

Mais uma semana que passou a correr, rapaziada. Não sentem o mesmo? Finalmente chegou o dia de tirar o pé do acelerador, fugir do ruído e aproveitar as coisas simples da vida. Sexta-feira é sinónimo de Escape de fim de semana e aqui estamos nós, bons rapazes, para vos mostrar os melhores sítios de sempre.

A escolha de hoje é especial por várias razões. É tão natural que se confunde com a própria natureza, tão simples e inspiradora que nos faz querer ser o Peter Pan e viver num sonho de infância para sempre.

As Snake Houses situam-se em Vila Pouca de Aguiar, em Portugal e trazem à memória aquele sonho de ter uma casa na árvore mas de forma bem mais arrojada e criativa. São construídas sem ângulos rectos, de forma a parecer uma cobra real, e surgem majestosamente por cima da copa das árvores. A escolha dos materiais dá uma sensação instantânea de ligação com a natureza ao mesmo tempo que estabelece uma imagem coerente numa simbiose perfeita entre a casa e o parque onde se situa.

Os arquitetos Rebelo de Andrade utilizaram uma nova tecnologia já testada em protótipos que permite uma construção leve e de fácil transporte. Matéria-prima nativa, ardósia e madeira foram utilizadas no acabamento promovem a integração da casa.

Tal e qual como verdadeiras cobras, as Snake Houses estão completamente camufladas, fazendo com que o protagonismo seja todo da natureza e não da construção em si.

A  ecologia e sustentabilidade foram as grandes preocupações durante o desenvolvimento do projeto e, nesse sentido, foram usadas camadas e isolamentos reforçados, sistemas de aquecimento, sistemas de re-utilização de água, painéis solares, sistema de iluminação de baixo consumo com tecnologia LED bem como a opção de manter o solo sem impermeabilização, entre outros soluções.

As casas contêm um quarto e sala de estar, casa de banho e cozinha. Os espaços são surpreendentemente maiores do que parecem do lado de fora, assim como as cobras, cujo nome as casas pediram emprestado!

Destas cobras ninguém tem medo, verdade? Estão convencidos? Este projeto foi idealizado pelos irmãos arquitetos Rebelo de Andrade e podem saber mais sobre ele aqui!