A&D | Casa em formentera by GCA Architects 

No centro do mar Mediterrâneo e a leste do continente espanhol, as Ilhas Baleares são uma grande atração para todos os amantes de mar e bons mergulhos. Entre as quatro ilhas Baleares fica Formentera, e é aqui que se situa a nossa pérola arquitectónica de hoje. Mais calma que as suas vizinhas Ibiza e Maiorca, esta ilha exclusiva é o destino perfeito para escapar das multidões e aproveitar alguma paz e tranquilidade em família.

Foi também a pensar num ambiente familiar com vista para o mar que os arquitetos GCA, com sede em Barcelona, projetaram a casa que hoje vos trazemos. O desafio passava por combinar o ritmo lento e sereno de Formentera com um espaço que pudesse tirar o máximo partido disso mesmo.

Simples mas ambiciosa, esta casa está intimamente alinhada à simplicidade das construções mais tradicionais de Ibiza e Formentera. Está organizada em torno de um pátio de sonho, com vista direta sobre o mar. É uma composição de volume simples e de telhados planos. Construída em pedra natural seca com pérgulas de madeira rústica, esta casa é uma extensão do seu ambiente e parece fazer parte do mesmo.

O pátio está pensado para que se possa tirar o maior partido do espaço exterior. Com uma zona de jantar e descanso com vista para a grande piscina de água salgada, a borda de pedra e o mar. A arquitetura paisagista do exterior também foi pensada ao pormenor, combinado com oliveiras, figueiras, alfarrobeiras, alfazema, tomilho, alecrim e vários cactos.

Não sabemos se estão convencidos mas sabemos que, assim que fizerem scroll down, vão ficar boquiabertos. Podem já guardar o link para inspiração futura e, se quiserem conhecer melhor os arquitectos responsáveis só têm de clicar aqui!