“Oxford not Brogues” o que quer dizer?

Boas Rapazes! Tenho quase a certeza que entre muitos de nós que lêem o blogue Bons Rapazes há fãs do filme Kingsman e que sabem de cor a frase código dos agentes secretos, “Oxford Not Brogues”, mas será que sabem o que é Oxford e Brogue?

Todos os sapatos em preto que encontramos nesta ilustração são diferentes e também se usam de forma diferente o que apenas têm em comum é uma característica, são sapatos de Borzeguim.

Borzeguim é o nome que atribuímos aos sapatos que as partes de cima, que são unidas pelos atacadores, foram cosidas por baixo da gáspea e fecham-se por cima de uma língua, que está por baixo dos atacadores. Estes sapatos são mais elegantes do que os sapatos de orelhas e são a primeira opção de um gentleman quando se veste mais formal.

A frase também tem algo de enganador, pois Oxford é o mesmo que falar em sapatos borzeguim e o brogue é apenas um aspeto decorativo no próprio sapato, que pode estar geralmente nos Oxford ou até num sapato Derby o sapato de orelhas.

Mas seguindo a lógica da frase do filme, deixo-vos aqui a forma correta de usar o brogue no sapato Oxford, mantendo a regra que os Oxford são o sapato mais formal e que há medida que é mais decorado perde a sua formalidade.

 O Oxford Cap toe é o mais formal pode-se usar no escritório com o seu fato do dia a dia, com um morning dress e até com um black tie. É demasiado formal para um blazer desportivo e nunca se deve usar com umas calças chino, no entanto, o seu modelo em castanho acompanha bem fatos tweed ou casacos desportivos.

O Legate é um modelo entre o oxford e o brogue, não é tão formal como o primeiro nem tão rústico quanto o segundo. Este pequeno apontamento, pode ser da forma como observamos aqui ou apenas na biqueira do sapato e pode ser aceitável o uso com um fato do dia dia.

Semibrogue é um modelo que acompanha essencialmente os fatos de fantasia, como a flanela ou um príncipe de Gales. Este sapato ainda mantém o traço da biqueira do Oxford cap toe, porém, a sua decoração retira toda a sua formalidade.

Full-brogue é um sapato mais rústico em que a biqueira em forma de arco se alonga até ao calcanhar e todo o picotado, sendo mais rústico é associado à vida rural, enquanto a biqueira “cap toe” é mais citadina. A versão em castanho é indispensável no uso de tweed, flanela e calças de bombazina. Para quem gosta de sapatos assim totalmente decorados com brogue deve ter na sua coleção um par de cor bordeaux!

Esclarecidos quanto à regra? Se forem comprar sapatos para usar com um fato, devem sempre lembrar desta máxima do filme Kingsman “Oxfords not Brogues” e já sabem que se o evento é formal devem evitar os elementos decorativos, se for uma festa mais rural usem e abusem do brogue! Assim estarão sempre apresentáveis!

Sigam o @senhorfato no instagram.