3 Filmes que nos fazem viajar por Portugal

Filmes que nos fazem viajar

A propósito da comédia pícara Surdina, de Rodrigo Areias, nesta semana o nosso amigo Rui Tendinha sugere-nos mais dois filmes para fazer escapadinhas no nosso país. Portanto, se não puderem escapar fisicamente neste fim de semana, já sabem qual será o escape, certo? 

Surdina

de Rodrigo Areias (Guimarães)

 

O belíssimo filme de Rodrigo Areias, a grande estreia desta semana, leva-nos até a uma Guimarães de tasca obra-prima e ruas onde o tempo não passa. Uma comédia pitoresca sobre um homem que se julga viúvo e que descobre que a sua esposa pode estar de volta. Valter hugo mãe escreveu e Tó Trips deu-lhe a música. Impossível depois do filme não querer fazer o percurso do filme e apostar nos pregos do Tio Júlio…

 

Patrick

de Gonçalo Waddington (Sertã)

A primeira longa de Waddington estreia a 23 de julho e é um filme choque sobre uma criança desaparecida que regressa após muitos anos. Sem exageros talvez se possa dizer que é um dos grandes filmes portugueses dos últimos anos.

As filmagens tiveram lugar na bela região da Sertã e desataca-se o décor da Praia Fluvial de Fragas de São Simão, já em Figueiró dos Vinhos. Quem fizer o circuito do filme talvez não dispense a estadia na Quinta do Condestável, novo turismo rural com um charme “detox”.

 

Frankie

de Ira Sachs (Sintra)

 

Nos clubes de vídeo virtuais poderão encontrar este filme do americano Ira Sachs, inteiramente rodado em Sintra. Uma história sobre uma atriz de prestígio que chama a família e alguns amigos para umas férias onde vai contar que está a morrer.

Rodado numa Sintra entre os raios de sol e a  névoa, Sachs filma um fim de um tempo e as convulsões de uma família. Filme de imensas subtilezas, está marcado pela presença da enigmática Isabelle Huppert.
Melhor dica para reviverem esta pérola de Sachs? Ficarem instalados onde Huppert está: Quinta de São Thiago…Ai aquela piscina!