CINETENDINHA | 3 Filmes para conhecer Alba Baptista

Na semana em que a atriz que conquistou o top de popularidade mundial do IMDb estreia Patrick, onde tem um excelente papel, propomo-nos a olhar para o que tem feito em cinema, porque Alba Baptista não é um fenómeno caído do céu.

Patrick, de Gonçalo Waddington (nos cinemas)

Alba Baptista num dos papéis que marca uma carreira. Um raio de luz num filme inspirado no caso Rui Pedro. A atriz portuguesa  é a prima de Mário/Patrick, o rapaz raptado que volta a Portugal anos depois. Entre ambos estabelece-se um entendimento invisível. Patrick é uma das melhores primeiras obras de sempre do cinema português.

Leviano, de Justin Amorim (videoclube)

O As Virgens Suicidas português. Um filme pop filmado com identidade pelo jovem Justin Amorim, o cineasta que descobriu Alba, aqui ainda bem jovem, perfeita a encarnar uma adolescente algarvia na passagem de idade. Alba era pródiga em contaminar a personagem com uma inocência sexy…

Caminhos Magnétikos, de Edgar Pêra (videoclube)

Também no cinema experimental a atriz de Warrior Nun dá-se bem. Alba é uma jovem que está prestes a casar-se numa operação quase comercial…Mais uma vez, evoca uma cinegenia tremenda e as cenas com Paulo Pires são particularmente perversas. A “mulher-menina” que criou é bem capaz de ser o melhor do filme.