Cinetendinha | Pack Semanada Cinema em Casa

 Cinema em Casa

Rapaziada, para que não falte nada à vossa quarentena, trazemos-vos mais duas sugestões de grandes filmes do nosso amigo e cinéfilo Rui Tendinha, do blogue cinetendinha.pt. Comecem a preparar as pipocas e divirtam-se!

La Trinchera Infinita (netflix)

de Jon Garano, Jose Mari Groenada e Aitor Arregi

O cinema espanhol tem dias. Trata-se de uma indústria que já teve bom cinema de terror, que aposta em comédias comercialonas que só fazem rir os espanhóis e, a nível de cinema de autor, vive algo refém da fama de Pedro Almodóvar. Por isso, quando chega algo como La Trinchera Infinita apetece abrir uma caixa de garrafas de champanhe. Trata-se de uma história verdadeira que nos conta o caso de uma vítima da Guerra Civil Espanhola que ficou retida numa parede falsa da sua casa durante 30 anos.

Em tempos de confinamento, La Trinchera Infinita é uma metáfora sobre escolhas e resistência. Perturba imenso…

 

J’Accuse – Oficial e Espião (Filmin)

de Roman Polanski

O grande vencedor dos Césares e melhor realização em Veneza chega à Netflix portuguesa, a Filmin. Um dos grandes filmes de 2019 narra o caso Dreyfus em França, onde um oficial francês foi injustamente acusado de traição por puro preconceito anti-semita. Filmado com uma frieza exemplar e uma elegância rara, Polanski está a dar um exemplo do passado para expor os cancros desta França atual. Há também um classicismo formal que importa salientar. Da ordem do esplendor!