As novas matrículas estão a chegar, mas sem palavras obscenas!

Rapazes, se não sabiam ficam a saber: as novas chapas de matrículas estão a chegar! Em setembro de 2019, as matrículas constituídas por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos foram aprovadas. Já temos o “check” do Presidente da República, portanto é mesmo oficial.

O novo modelo de chapas de matrícula deverá chegar às estradas dentro de algumas semanas. A questão aqui é… Quando o novo modelo de chapas de matrícula foi divulgado, percebeu-se que era possível criar diversas matrículas, digamos, criativas! Usem a vossa imaginação e terão as melhores matrículas com estes dois grupos de letras! 😅😅

A verdade é que o governo já se apercebeu disso e quem estava à espera de fazer piadas com as chapas de matrícula já não vai poder ter tanta liberdade. É que para além de algumas sequências já estarem reservadas, as matrículas obscenas, ou menos próprias, foram completamente proibidas.

Vejam as sequências que estão reservadas:

  • AP-00-00 – reservadas a veículos da Marinha Portuguesa
  • GNR x-0000 – reservadas a veículos da Guarda Nacional Republicana (GNR)
  • MX-00-00 – reservadas às viaturas do Exército Português
  • AM-00-00 – reservadas para a Força Aérea Portuguesa
  • Existem ainda algumas especiais reservadas a funcionários em missões internacionais ou diplomatas.

Além disso, pela primeira vez, as letras Y, K e W vão fazer parte das novas matrículas. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) estima que a nova combinação terá uma maior longevidade, tendo no total 28 milhões de matrículas diferentes.