Tudor Black Bay P01: 50 anos de história num relógio!

Tudor Black Bay P01

Rapazes, a Tudor lançou um modelo espetacular mas antes de falarmos sobre a jóia, temos de voltar atrás no tempo. Em 1967, a TUDOR, que até então tinha fornecido relógios de mergulho à marinha norte-americana desde o final da década de 50, começou a desenvolver um modelo técnico para substituir o Oyster Prince Submariner, que era até então um modelo específico para a marinha.

Este novo relógio precisava de cumprir um conjunto de especificações decretadas pelo governo norte-americano e incorporava os resultados dos estudos mais recentes sobre funcionalidade e ergonomia realizados pelos engenheiros da marca. Foi lançada uma fase de desenvolvimento que resultou no fabrico de protótipos. Porém, o projeto ambicioso, que tinha o nome de código “Commando”, nunca chegou a ver a luz do dia.

Agora, em 2019, o modelo Black Bay P01 da TUDOR inspira-se no Protótipo 1, que havia sido desenvolvido como parte deste estudo e que esteve guardado nos arquivos da marca por 50 anos.

O Black Bay P01

Tudor Black Bay P01
Fabricado a pensar no estilo desportivo contemporâneo, o modelo Black Bay P01 ao mesmo tempo adota algumas características do modelo da década de 60, como o princípio da coroa de rosca posicionada às 4 horas e os proeminentes elos do modelo antigo. O Black Bay P01 reflete a natureza exploratória do projeto ao mesmo tempo que faz o cruzamento entre um relógio de mergulho e um relógio de vela.

O BlackBayP01 suporta mergulhos de até 200 metros e dispõe de funções de data, horas, minutos e segundos. A máquina vem equipada com um mostrador côncavo em preto mate e marcadores de horas luminescentes. Respeitando a estética do protótipo que a inspirou, a caixa tem um acabamento totalmente mate e acetinado, que é mesmo lindo, por sinal.

A linha Black Bay está longe de ser simplesmente um relançamento de um clássico… Reúne um património de mais de 60 anos de relógios de mergulho TUDOR, ao mesmo tempo que está baseada no gosto do homem contemporâneo.

Vejam as fotografias e digam se gostam.

Tudor Black Bay P01 Tudor Black Bay P01