“OrateOfficine”: a nova ‘oficina’ de sneakers unissexo made in Portugal

🕒 Tempo de Leitura | 2 min

Duas coisas muito aplaudidas lá fora e das quais nos devemos orgulhar: a calçada portuguesa e o calçado português (para não falar no preciosismo do pé português – personificado em Cristiano Ronaldo). Se é coincidência? Provavelmente, não. Uma calçada bonita merece ser pisada por um calçado digno de tal. E por aqui já sabem que valorizamos sempre o que é feito com uma atenção especial ao detalhe, à qualidade e ao conforto. A OrateOfficine é uma junção bem conseguida de tudo isso. E, além disso, é feita pelos nossos.

Foi há menos de um ano que o designer Miguel Matos, admirador confesso de moda e de street style, cumpriu o sonho de criar uma marca de calçado que primasse pela exclusividade, por um lado, e pela inclusividade, pelo outro. Passamos a explicar: os materiais e os detalhes são do mais exclusivo que há, mas o design não tem preferência pelo género – é para todos. Com uma atitude moderna e um design retro, «OrateOfficine é recriação sólida de experiências vividas e competências adquiridas. A minha inspiração vem de tudo o que me envolve: o conhecer de novas pessoas, novas culturas, imagens, música, aromas, etc.», afirma o designer português. As criações são claramente orientadas para uma simplicidade sofisticada, em parte herdada dos cânones nórdicos do design: Less is More ou Less, But Better. A palavra “oficina” associada ao calçado transmite-nos, de facto, um sentimento de confiança em relação a este trabalho mais meticuloso e preocupado com a adaptação ao estilo de vida quotidiano.

A “Monochrome AW 17/18”, colecção de estreia da OrateOfficine, assentou sobretudo num equilíbrio de brancos e cinzas, marcado também pela personalidade do preto, pelos detalhes em Mate e pela utilização de cortiça. Já para a colecção de SS18, o monocromatismo é substituído pela diversidade de cores encontradas na natureza (solo, árvores, rochas…), que nos remetem para o toque, para a sensação – daí ter sido intitulada de “Organic”. Os materiais são macios, ricos e confortáveis. Miguel Matos garante que o foco «é elevar a qualidade, atingindo cada vez mais a perfeição a cada colecção. O que está bem hoje, amanhã, pode estar ainda melhor».

Podem comprar os vossos online ou nas lojas The Feeting Room (Lisboa e Porto) e Beirut Brand Collective (Lisboa).