“Casa Elíptica”: a habitação que parece um museu, by Mário Martins Atelier

Casa Elíptica

Ultimamente, o Atelier Mário Martins tem-nos proporcionado algumas boas surpresas, às quais não há como ficarmos indiferentes. Aí está mais uma! Há quem vá ao ginásio gastar as energias na elíptica e, depois, há Mário Martins, que decidiu gastar a sua energia (e não deve ter sido pouca) a desenhar a “Casa Elíptica”. Na verdade, ainda estamos na dúvida se havemos de chamar isto de arquitectura ou escultura… É tão incrível, que nem parece real! Não é de admirar que nos sites e blogues internacionais de arquitectura não se fale noutra coisa.

A “Casa Elíptica” está situada na vila da Luz, em Lagos, Algarve. O perfil elíptico e as formas orgânicas da estrutura são, muito provavelmente, uma alusão ao mar e às suas ondas, ali tão perto, e a outro elemento natural típico em zonas costeiras: o vento. Estamos sem dúvida perante uma obra de arte. Pela estética clean, pela sensação de equilíbrio oferecida pelo famoso branco de Mário Martins, pelos jogos de sombra/luz… Parece mais um museu do que uma casa, não é verdade?

“É neste ambiente que a casa deve ser experienciada, sem haver uma noção de onde ela começa e acaba. A fluidez e luminosidade do seu design orgânico reflectem formas naturais, inserindo assim a casa no seu cenário natural.” – explica o arquitecto português.

Fotos | Fernando Guerra

Casa Elíptica

Casa Elíptica

Casa Elíptica

Casa Elíptica

Casa Elíptica

Casa Elíptica

Casa Elíptica