8 ideias para um date no Natal

natal

Família. Solidariedade. União. Partilha. Comida. Compras. Presentes. Luzes. O Natal é tudo isto. Mas, da soma de todos estes ingredientes obtemos uma outra coisa: amor. Não é novidade para ninguém que, nesta época, todos estamos com o coração mais aberto para o outro. Em condições normais, se procuramos um encontro romântico, temos de nos preocupar em criar um ambiente propício a tal. Em dezembro, o Natal faz esse trabalho por nós, já repararam? Deste lado, sentimos que estão a precisar de algumas dicas para impressionar a vossa cara-metade ou, pelo menos, aquela que vocês gostariam que fosse a vossa cara-metade. Não há que ter vergonha em admiti-lo. Um espírito romântico tem as suas vantagens. Mas, sejam responsáveis; romantizem com moderação. Temos oito sugestões para um programa frio de Natal, para todos os gostos e feitios. Como diria o Roberto Carlos, eu só quero que você me aqueça neste Inverno e que tudo mais vá pro inferno.

Fazer patinagem no gelo

 

Ok, não se pode propriamente dizer que “é como andar de bicicleta”. Não se deixem iludir pelo lado “cor-de-rosa” que as fotos vos passam. A não ser que já tenham feito isto várias vezes antes, o mais certo é que passem a maior parte do tempo de rabo no gelo. Dito isto, não se armem em sabichões, deixem o orgulho masculino de lado, preparem-se para cair e ser gozados por quem vir o vosso ar de quem não faz ideia de como se faz aquilo (inclusive pelo vosso date). A experiência pode ser interessante de três pontos de vista: 1 – se vocês tiverem algo para ensinar à pessoa que vai convosco e vice-versa; 2 – se os dois forem principiantes e aprenderem em simultâneo; 3 – se os dois já souberem perfeitamente o que estão a fazer e forem mostrar ao resto do pessoal como se faz. Em qualquer destes três casos, o princípio deve ser o mesmo: irem para se divertir.

Onde?

Lisboa:

Centro Comercial Alegro Alfragide (de 20 nov a 10 jan)
Centro Comercial Dolce Vita Tejo (de 5 nov a 8 jan)

Porto:

Praça Mouzinho de Albuquerque, Rotunda da Boavista (de 1 dez a 8 jan)
Praça da Batalha (de 1 dez a 8 jan)

Visitar um Mercado/Feira de Natal

Os mercados de Natal são uma tradição da maioria dos países do centro e norte da Europa (Bélgica, Áustria, Alemanha, República Checa, Dinamarca, Suécia), mas em Portugal têm vindo conquistar terreno nos últimos anos – e ainda bem. Se tiverem a sorte de escapar à chuva, pode ser um programa bastante agradável e uma óptima alternativa à azáfama (e claustrofobia) das grandes superfícies nesta altura do ano. Para além das diversões (em Lisboa vai haver roda gigante e tudo!) e da gastronomia, os mercados e feiras de Natal são também uma boa opção para comprar presentes, dada a diversidade e exclusividade de produtos nacionais (principalmente ao nível do artesanato). 

Onde?

Lisboa:

Wonderland Lisboa, Parque Eduardo VII (de 8 de dez a 8 de jan)

Mercado Crafts & Design, no Jardim da Estrela (3, 4, 10, 11, 17 e 18 de dez)

Porto:

Christmas Market, no Ateneu Comercial do Porto (de 16 a 18 de dez)

Guerra (pacífica) de bolas de neve

Nada melhor do que soltar o lado infantil que há em nós para aliviar alguma da tensão acumulada ao longo do ano (no resto do ano, o tratamento alternativo é a guerra de almofadas). Uma vez mais, o principal objectivo aqui é a diversão. Por isso, muita atenção, rapazes! Há que medir a força. Não se deixem entusiasmar muito. Tal como a patinagem no gelo, este é daqueles programas que têm tudo para ser fantásticos e têm tudo para ser um desastre. O final feliz depende, em grande parte, da forma como encaramos a coisa. Quem diz guerra de bolas de neve, diz construir o dito do boneco-de-neve. Dica: durante a guerra, não deixem que a ambição de ganhar se apodere de vocês, mas também não finjam que estão a perder – nenhuma das duas vai dar bom resultado…

Onde?

Serra da Estrela, basicamente.

Maratona caseira de filmes

filmes-2

filmes

A verdade é que, com as temperaturas baixas de dezembro, a vontade de sair à rua, por norma, também está muito perto ou mesmo abaixo de zero, embora, como já vimos, haja boas razões para a contrariar. Por outro lado, uma boa maratona de filmes (ou séries) é razão mais do que suficiente para procrastinar. Enquanto a chuva cai e o vento sopra lá fora, a mantinha aquece e as pipocas consolam cá dentro. Dica: Por amor de Deus, nem sequer pensem num “Sozinho em Casa”. Vá lá, sejam originais!

Sugestões:

“It’s A Wonderful Life” (1946),”Miracle On 34th Street” (1947), “The Apartment” (1960), “The Nightmare Before Christmas” (1993), “Elf” (2003), “Bad Santa” (2003).

Roteiro “Iluminação de Natal”

lisboa-3

lisboa

lisboa-2

Já que o clichê do date romântico é “à luz das velas”, no Natal, podemos fazer a adaptação para “à luz da cidade”, certo? Quando passamos todos os dias pelos mesmos sítios, é fácil usarmos isso como desculpa para dizer que não a um passeio de fim de dia. Mas o Natal tem esse poder de vestir as cidades de luz e cor, transformando sítios do costume em recantos por descobrir. Convidar alguém para o roteiro “Iluminação de Natal” é, sem dúvida, uma excelente maneira de somarem uns pontos e brilharem – literalmente. Podem fazê-lo de forma exclusiva ou, por exemplo, aproveitando para espreitar algumas montras.

Sugestão de Roteiro em Lisboa

Percurso: Rua Garret – Praça do Município – Terreiro do Paço – Rua Augusta – Rossio – Restauradores – Avenida da Liberdade.

Duração: em passo lento, uma horinha e meia não é pouco nem demais.

Assistir a um espectáculo de Natal

Um bom programa cultural calha bem em qualquer altura do ano, mas no Natal um tipo sempre tem uma boa desculpa para dizer que foi ver, por exemplo, um bailado, sem ser ‘gozado’. Tal como em termos de cinema natalício já ninguém pode com o “Sozinho em Casa”, no que toca a bandas-sonoras também já começamos a ficar cansados do “All I Want for Christmas is You“, da Mariah Carey, ou do “Last Christmas” dos Wham. Opções não vos faltam: concertos, óperas, peças de teatro, ballets… Se não gostarem de nada, desfrutem da companhia.

Onde?

Lisboa:

Centro Cultural de Belém: “Quebra-Nozes” (9, 10 e 11 de dez) ou “Lago dos Cisnes” (10 e 11 de dez)
Campo Pequeno: Disney in Concert | Magical Music From the Movies (7 e 8 de dez)

Porto:

Praça General Humberto Delgado: “Natal à Volta do Mundo” (2, 4, 9, 10, 11, 15, 21 e 23 de dez)
Rua Fernandes Tomás – Bolhão: “Xmas Music Sessions” (2, 3, 8, 9, 10, 15, 16, 17, 22 e 23 de dez)

Decorar a árvore de Natal

Bom Rapaz que é Bom Rapaz tem jeito para o décor – ou, pelo menos, interessa-se. Para quê sermos substituídos por um escadote, quando podemos fazer jus aos nossos 1,80m, ou simplesmente usar o infalível método das cavalitas? Vão juntos escolher a melhor árvore, os melhores enfeites, escolham o melhor sítio da casa para fazer colocar a árvore, e invistam tempo na coisa. Afinal de contas, vão ter de olhar para aquela árvore durante aproximadamente um mês, convém que estejam confortáveis com isso. Depois, é colocar a estrela no topo da árvore e esperar que por uma avaliação de 5*****. Para os mais agarrados à tradição, podem juntar a montagem do presépio à festa.

Ir beber um copo de vinho… quente!

«Na água, vemos o reflexo do nosso próprio rosto. No vinho, vemos o reflexo da alma do outro». É bonito, mas não fomos nós que inventámos. É um provérbio francês e está cheio de razão. Para aqueles dates numa fase mais prematura, um ou dois copos de vinho podem ser um bom quebra-gelo, e um caminho aberto para a “alma do outro”. E para quebrar o gelo literalmente convém que o vinho seja quente. Tinto ou branco, o Glögg escandinavo, o polaco Grzaniec Galicyjski, o alemão Glühwein ou o Vin Chaud dos franceses é uma bebida feita para esta época. Escusado será dizer que devem aproveitar o momento para brindar ao novo ano, à relação, enfim, à vida.

Se estiverem numa de ficar por casa, experimentem esta receita.

Onde?

Lisboa:

Trobadores, Café Fábulas, Espaço Wanli, Restaurante Tágide, Quiosque do Refresco.

Porto:

(Não encontrámos nada, mas deixem as vossas sugestões na zona de comentários, sff!)