VIAGEM | Escócia | Come-se mal, bebe-se bem

Escocia 5

Quem acompanha com frequência o Bons Rapazes sabe que nos fartamos (embora nunca nos fartemos literalmente) de falar de aventuras. Mas, melhor ainda do que falar delas é mesmo vivê-las – disso não tenham dúvidas. A nossa aventura na Escócia durou quatro dias, de 18 a 21 de julho. Soube a pouco, claro. Muito mais havia para ver, experimentar e sentir. Mas, ainda assim, voltámos com a mala cheia de histórias bonitas, aprendizagens consolidadas e fotos incríveis, que vamos partilhar convosco ao longo desta semana. Vão ficar ao pormenor a Land of Chivas Regal.

Infelizmente, a saga “Bons Rapazes na Escócia” está a chegar ao fim. Nesta sexta-feira, para fecharmos com chave de ouro, vamos espreitar o que se come e bebe por terras escocesas.

Como bons portugueses que somos, assim que chegámos à Escócia, quisemos saber de sítios bons para se comer (e beber). Não tínhamos nenhum capricho em específico. A todos aqueles a quem pedimos sugestões, limitámo-nos a deixar um requisito: ser algo tipicamente escocês. “We just want something typical”. Mas, pelos vistos, ninguém percebia muito bem onde queríamos chegar com aquilo. Das duas uma: ou indicavam-nos sítios demasiado fancy ou franchises. Era precisamente disso que queríamos fugir. A conclusão a que chegámos foi que Portugal nos habituou mal.

Se estão numa de fazer turismo gastronómico, a Escócia não é, nem por sombras, a melhor opção. Para terem uma ideia da gravidade da situação, o melhor sítio onde comemos e ficámos realmente satisfeitos foi numa churrascaria chamada Hey Brazil. Para já, na Escócia, as cozinhas fecham mais cedo que o normal, por isso, late night dinners é para esquecer. Depois, o mais típico que eles têm são mesmo os célebres fish & chips. Aliás, é complicado encontrar um prato sem algo besuntado de óleo. O mais típico que deu para experimentar foi o “venison” (carne de veado), e nem isso nos convenceu. Frutas e vegetais não é com eles. Os pequenos-almoços, então, são de meter medo ao susto.

Se, para comer, passámos um mau bocado, para beber a história foi bem diferente. No primeiro artigo sobre esta aventura, falámo-vos sobre a Union Street, em Aberdeen. Lá, num raio de poucas dezenas de metros, conseguem facilmente fazer uma pub crawl (uma espécie de rally-tascas, mas com classe). Quase todos os pubs têm boa aparência, são bem frequentados e, acima de tudo, tem muita variedade. No Casc, por exemplo, vão-se perder com a quantidade de cervejas artesanais, para todos os gostos. Já o The Grill tem aproximadamente 600 whiskies diferentes. Como é óbvio, ninguém faz uma visita à Land of Chivas (aka Escócia) sem apreciar um bom whisky. É preciso é moderação!

Fotografias: Salvador Colaço

Escocia 8

Escocia 3

Escocia 7

 

Escocia

Escocia13

Escocia

Escocia 11

Escocia 10

HeyBrazil

@The Press and Journal